NOTÍCIAS

Jovens do Rio Grande do Sul fazem bonito no Festival Nacional da Juventude Rural

Ao longo da semana, em Brasília, aconteceu o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, organizado pela Contag e pelas Federações filiadas. Após de oito anos de espera e de adiantamento em virtude da pandemia, 5 mil jovens de todo o País estiveram reunidos desde terça-feira, dia 25, no Pavilhão do Parque da Cidade.

Ao longo dos três dias de festival, foram realizadas diversas atividades como Painéis Temáticos, Rodas de Conversa, Oficinas e Exposições, realizadas em ambientes como o Espaço Educar e Cuidar da Saúde, o Espaço Jovens Margaridas, o Espaço Paulo Freire e o Espaço Inovar Juventude Rural.

Do Rio Grande do Sul, liderados pela secretária estadual de jovens da Fetag-RS, Jaciara Muller, 150 jovens de diversas partes do Estado deixaram suas propriedades e rumaram até Brasílias para participar dos diálogos e das atividades que também envolveram troca de experiências com a juventude de todo o Brasil.

De acordo com Jaciara, “a juventude gaúcha deu um exemplo para todo o país de mobilização, organização e de vontade de ocupar seus espaços. O presente e o futuro do Brasil e do mundo e a soberania alimentar da população passam pela permanência dos(as) jovens no campo. O festival foi uma grande oportunidade para discutir os problemas, as dificuldades, mas acima de tudo para reafirmar que, com apoio e políticas públicas adequadas, vamos seguir cumprindo nosso papel de produzir alimentos saudáveis para todos”.

O encerramento do Festival aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), quando a juventude saiu do Pavilhão às 7 horas, e caminhou em direção à Esplanada dos Ministérios e para um grande ato no local, com falas políticas que reforçaram as propostas formatadas pela juventude.