NOTÍCIAS

Nota oficial da FETAG-RS sobre o drive thru da agricultura familiar

A FETAG-RS, sabedora de sua responsabilidade perante as agroindústrias familiares gaúchas, assumiu, a convite do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural Covatti Filho, o desafio de organizar o pavilhão da agricultura familiar em ano totalmente atípico.

Em virtude da pandemia, foi necessário criar um formato que possibilitasse o acesso do público aos produtos das agroindústrias familiares, sem deixar de lado os cuidados com a saúde de todos, tanto de compra como de quem vende.

Optou-se pelo sistema de drive thru, organizado pela FETAG-RS em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR, com o patrocínio de Banrisul, Sicredi, Banco do Brasil e Senar, e apoio da Prefeitura Municipal de Esteio. As parcerias e os aportes financeiros propiciaram toda a estrutura necessária para que a comercialização ocorresse de forma segura, inclusive testes de covid-19 aplicados em todos os expositores antes do início do evento.

O drive thru demandaria espaço físico para que os veículos pudessem se trafegar e estacionar em frente aos empreendimentos. Então, chegou-se ao número máximo de 55 agroindústrias que poderiam estar presencialmente no pavilhão.

O 2020 nos obrigou a inovar e a trabalhar com um formato diferente e enxuto, contando com 17% das agroindústrias que estiveram presentes em 2019, quando em torno de 330 empreendimentos participaram. Mesmo com o número consideravelmente menor, obtivemos quase 10% do valor total de comercialização do ano passado. Ou seja, mesmo com o formato diferenciado, os empreendimentos alcançaram uma boa margem de vendas.

No total, as 55 agroindústrias comercializaram aproximadamente R$400 mil.  Nos 9 dias de feira, ultrapassamos a marca de 2100 mil veículos visitando o pavilhão.

A FETAG-RS considera que o modelo adotado foi um sucesso, e que isso só foi possível graças a parceria com todas as 55 agroindústrias familiares que aceitaram o desafio de participar do drive thru, mesmo sem saber se teriam resultados satisfatórios e correndo o risco de terem prejuízos.

Agradecemos a todos os que estiveram conosco, pois temos a certeza de que os visitantes puderam adquirir produtos de excelente qualidade e as agroindústrias familiares, que viram outras feiras serem canceladas ao longo do ano, conseguiram fazer boas vendas, além de prospectar negócios futuros.

Mais uma vez, a agricultura familiar mostrou a sua força e a sua importância dentro da Expointer, principalmente em um ano em que o Parque Assis Brasil esteve praticamente vazio, e o drive thru foi o único local onde as pessoas puderam relembrar o prazer de estar na maior feira a céu aberto da América Latina.

A Expointer Digital será para sempre lembrada por sua inovação e é gratificante saber que a agricultura familiar foi protagonista em um momento histórico. Esperamos que, em breve, possamos retomar as feiras presenciais em seu formato normal, mas agora sabemos que existem outras possiblidades.