NOTÍCIAS

Parlamentares ignoram a situação do produtor de tabaco

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) manifesta mais uma vez sua indignação diante do posicionamento de alguns deputados estaduais que seguem ignorando as dificuldades enfrentadas pelas 70 mil famílias produtoras de tabaco do Rio Grande do Sul.

 O Projeto de Lei 204/2015, que dispõe sobre a classificação e comercialização do fumo no galpão, segue tendo sua tramitação dificultada por parlamentares que retardam a votação do tema. Hoje, quarta-feira (30), em reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o deputado estadual Giuseppe Riesgo pediu vistas do projeto, adiando novamente a sua votação.

Infelizmente, parte do parlamento gaúcho parece estar contrário aos produtores e defendendo os interesses das indústrias, pois não é a primeira vez que há um pedido de vista para o projeto, numa clara tentativa de protelar sua votação, que se não acontecer ainda em 2022, acabará derrubando o projeto de lei.

O que a Fetag-RS quer saber é se alguns deputados ainda não entenderam que o projeto de lei em discussão é fundamental para trazer equilíbrio para a comercialização do tabaco. Hoje, os produtores precisam se deslocar até Santa Cruz do Sul, arcando com despesas de transporte e estadia, e, em caso de discordância quanto a classificação dada pela empresa, precisa pagar o frete de volta até a sua propriedade.

A Federação entende que o mandato de um parlamentar deve servir para tornar a legislação justa para todos, o que não ocorre na relação entre indústrias e produtores de tabaco. Caso os deputados que estão pedindo vistas ao projeto tenham dúvidas, procurem as entidades representativas dos produtores para esclarecê-las e construir alternativas.

O que não se pode aceitar é que os representantes da população no parlamento cedam a pressão das indústrias, não votem o projeto e mantenham a situação da forma como está, em que o produtor é seriamente prejudicado.

Cabe ressaltar que a maior parte dos parlamentares apoia o projeto e deseja trazer equilíbrio para a cadeia produtiva. No entanto, aqueles que se demonstram contrários já solicitaram quatorze pedidos de vistas, que na visão dos produtores e das entidades representativas são meramente políticos.

A Fetag-RS seguirá cobrando para que os(as) deputados(as) estaduais votem e aprovem o Projeto de Lei 204/2015 com a maior brevidade possível, pois ele é vital para a continuidade das atividades do setor fumageiro.