NOTÍCIAS

Programa Terra Brasil já é uma realidade

Na última sexta-feira (10), na Expointer, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, assinou os dois primeiros contratos do Programa Terra Brasil, uma antiga demanda da Fetag-RS, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e do movimento sindical.

O Programa Terra Brasil veio para substituir os antigos Banco da Terra e Crédito Fundiário, oferecendo linhas de financiamento para que os(as) agricultores(as) familiares possam adquirir suas propriedades rurais. Além dos recursos para compra da terra, ainda é possível financiar o investimento inicial, a assistência técnica, os custos com o cartório, impostos e, sendo necessário, o georreferenciamento do imóvel.

Duas linhas de financiamento estão disponíveis para o Rio Grande do Sul: PNCF Mais e PNCF Empreendedor, que possuem diferentes faixas limites de renda anual familiar, sendo até R$45.245,30 para o PNCF Mais e até R$244.324,60 para o PNCF Empreendedor.

Com o Terra Brasil, o(a) agricultor(a) beneficiado(a) poderá ter acompanhamento da rede de assistência técnica da Fetag-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais por pelo menos cinco anos.

De acordo com o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, “o Terra Brasil é uma realidade após cobranças firmes da Fetag-RS, dos sindicatos e de todo o movimento sindical. A partir de agora, nossos(as) agricultores(as) têm uma opção mais rápida e fácil de conseguir recursos para viabilizar a aquisição de terras, com acompanhamento técnico e podendo fazer o processo no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município”.

Ao longo da semana, a Fetag-RS irá compartilhar nas redes sociais mais informações sobre o Terra Brasil.