NOTÍCIAS

Rio Grande do Sul lança Marcha das Margaridas 2023

A Fetag-RS lançou oficialmente a Marcha das Margaridas 2023. Em evento realizado ontem terça-feira (23) e hoje, quarta-feira (24), mulheres representando todas as regionais sindicais do Estado e também de Santa Catarina e Paraná, discutiram como será a realização da mobilização que reúne mulheres de todo o país, em Brasília.

O encontro, realizado em Porto Alegre, foi conduzido pela coordenadora estadual de Mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira, e contou com a presença de representação feminina da diretoria da Contag, com as diretoras Mazé Morais (Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais), Vânia Pinto (Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais) e Sandra Paula Bonetti (Secretária de Meio Ambiente).

Na programação do evento, discussão sobre as políticas alimentares para a agricultura familiar no país, formatação da Carta Compromisso Margaridas – Cidadania e Defesa de Direitos, desenvolvimento rural, mudanças climáticas e encaminhamentos para a Marcha de 2023.

De acordo com Maribel Moreira, “o Rio Grande do Sul é único estado da região sul a lançar a Marcha das Margaridas de 2023, o que reforça o comprometimento das trabalhadoras rurais gaúchas e da Fetag-RS com a realização de um grande evento no próximo ano. Estamos mobilizadas em defesa das nossas pautas”.

A 7ª Marcha das Margaridas, que ocorre a cada quatro anos, será realizada em agosto de 2023 e leva esse nome em homenagem a Maria Margarida Alves, trabalhadora rural e sindicalista assassinada em 1983.

Desenvolver processos formativos de mobilização e multiplicação – voltadas às mulheres trabalhadoras rurais do campo, florestas e águas – orientando-se por eixos estratégicos do Desenvolvimento Rural Sustentável, saudável e solidário (soberania alimentar, agroecologia, organização da produção e etc). Desenvolver processos de debate, que cheguem a nível local, voltados à cidadania e defesa dos direitos das agricultoras familiares.