NOTÍCIAS

RS é oficialmente reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação

Na manhã de hoje, quinta-feira (27), o Rio Grande do Sul foi reconhecido oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, esteve na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) para acompanhar a cerimônia.

 

Ao lado de lideranças de entidades do setor produtivo, deputados, ex-secretários de agricultura e servidores da secretaria, Joel assistiu a cerimônia realizada na sede OIE, em Paris. A partir do reconhecimento internacional, que foi concedido também a outros estados brasileiros, o Rio Grande do Sul poderá atingir novos mercados, que antes só eram acessados por Santa Catarina, único Estado até então que possuía o reconhecimento.

 

De acordo com o presidente Carlos Joel da Silva, “o reconhecimento internacional é muito importante para abertura de novos mercados, mas aumenta a responsabilidade do poder público em garantir a segurança sanitária do rebanho gaúcho. Não podemos permitir que aftosa retorne ao Estado, como já aconteceu antes. Precisamos estar vigilantes e para isso é preciso aumentar os investimentos em fiscalização e orientação aos produtores rurais”.

 

Joel completa dizendo que a data é histórica não só para os pecuaristas, mas para todos os gaúchos e gaúchas, pois o reconhecimento significa mais desenvolvimento, emprego e renda. “Obtivemos hoje uma grande vitória, que vem sendo perseguida há cerca de 20 anos”.

Foto: Alexandre Farina/Assembleia Legislativa