NOTÍCIAS

RS será reconhecido como zona livre de Aftosa sem vacinação

O Rio Grande do Sul recebeu ontem, quarta-feira (10), a notícia de que teve aprovado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o pedido de reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação. A notícia foi dada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ao secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.

A oficialização do reconhecimento do novo status sanitário do Rio Grande do Sul e de mais cinco estados (Acre, Rondônia, Paraná e parte do Amazonas e do Mato Grosso) será realizada no mês de maio, na França.

A FETAG-RS, apoiou o pleito do Rio Grande do Sul de antecipar a retirada da vacinação e igualar seu status sanitário aos demais estados da região sul (Santa Catarina já possuía a certificação da OIE e Paraná já havia dado início ao processo), evitando que o Estado ficasse isolado. O reconhecimento da OIE permitirá a busca de novos mercados internacionais para as carnes gaúchas.

No entanto, a FETAG-RS entende que o reconhecimento internacional traz muitas responsabilidades para o Rio Grande do Sul e para os produtores rurais. O Estado precisará implementar políticas que visem a garantir a segurança do rebanho gaúcho, investindo em melhorias de condições de trabalho para os fiscais agropecuários e realizando contratações de profissionais em localidades que enfrentam carências. Para o produtor rural caberá cumprir todos os procedimentos e orientações dos órgãos públicos, informando sempre que houver anormalidade em suas propriedades.

O Rio Grande do Sul deu um passo importante, mas é fundamental que todos trabalhem juntos para evitar que a febre aftosa retorne ao nosso território.

Foto: Fernando Dias / SEAPDR