Política Agrícola

O campo de ação das áreas de Política Agrícola e Organização da Produção é bastante próximo, com inúmeras sobreposições. Enquanto na primeira o foco é o acompanhamento, monitoramento e operacionalização de políticas específicas (crédito, sementes, preços, etc.) de apoio aos trabalhadores(as) rurais, a segunda tem uma perspectiva mais ampla e assume o desafio de construir um processo “[…] de análise e de intervenção nas potencialidades e nas limitações dos sistemas agrícolas ou pecuários […]” (FETAG-RS, 2003:17), construindo referenciais produtivos que possam estar possibilitando aos trabalhadores(as) rurais atender suas expectativas de vida do presente e do futuro e integrar-se em condições dignas à sociedade, sem que para isso tenham que abandonar o meio rural.

Assim, na Política Agrícola como na Organização da Produção estão contemplados elementos e proposições de intervenção relacionados à pesquisa, à assistência técnica e extensão rural, a políticas públicas, a capacidades técnica/gerencial dos trabalhadores(as) rurais, a modelos organizativos, a processos produtivos e de inserção no mercado, etc, que são alguns dos aspectos para os quais o MSTTR vem lutando.

Nesta perspectiva, o desafio presente e futuro do MSTTR, é consolidar e ampliar os instrumentos de política agrícola existente e construir novos. O mesmo vale para a Organização da Produção, que tem como desafio construir novos projetos e expandir/potencializar aqueles já em andamento, pensando não só no protagonismo dos trabalhadores(as) rurais, mas do MSTTR como um todo.

Os departamentos atendem as demandas dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais nas áreas citadas e nas mais diversas dúvidas que se apresentam em relação aos problemas sentidos e vividos diariamente pela categoria.

Equipe responsável
Eugênio Zanetti – eugenio@fetagrs.org.br – Diretor
Adrik Richter – adrik@fetagrs.org.br
Carla Andréia Schuh – carla@fetagrs.org.br
Guilherme Velten Junior – guilhermema@fetagrs.org.br
Jocimar Rabaioli – jocimar@fetagrs.org.br
Kaliton Prestes – kaliton@fetagrs.org.br
Neiva Gabi – neivagabi@fetagrs.org.br

 

Normativas, legislações, documentos e demais arquivos referentes a esta pasta estão disponíveis para download. Basta clicar em Menu -> downloads, e pesquisar pelo departamento correspondente ao tema.