NOTÍCIAS

Tributação preocupa setor vitivinícola

O presidente da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, juntamente com outros representantes de entidades vitivinícolas, esteve em audiência com o secretário nacional de Políticas Agrícolas, Neri Geller, no dia 7 de fevereiro. A senadora Ana Amélia, que esteve junto no Ministério da Agricultura, acolheu as reivindicações das entidades vitivinícolas, que objetivam melhores condições para os produtores de uva e vinho. Schiavenin disse que é necessário a elaboração de um projeto para tributar as bebidas proporcionalmente à quantidade de produtos naturais que elas contêm.
O diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, solicitou ao secretário que quanto mais natural a bebida, a tributação seja menor sobre ela. E quanto mais artificial, maior o imposto. Já a senadora afirmou que tentará transformar a ideia em projeto. A parlamentar gaúcha solicitou à assessoria um estudo sobre a viabilidade jurídica do projeto. “ É um princípio de saúde. É um projeto que estimula não só à uva, mas produtores de outras frutas, como a maçã, a goiaba, o maracujá”, justificou Ana Amélia.
Os representantes das entidades vitivinícolas também detalharam preocupações do setor em relação ao registro de bebidas pelo Ministério da Agricultura e sobre o conteúdo dos rótulos. A reclamação é de que muitas bebidas anunciam conter uva ou outras frutas, inclusive no nome, mas a composição não apresenta o produto natural.
No mesmo dia, em Brasília, ocorreu a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados. Na oportunidade, foi relatada a preocupação em relação ao preço de comercialização e à armazenagem. Caso não houvesse a previsão atual de quebra entre 10% a 20% da safra, haveria dificuldade para armazenar os produtos, garantiram os dirigentes.
O secretário nacional de Políticas Agrícolas demonstrou preocupação com o setor. Ele solicitou documentos elaborados pelas entidades setoriais para embasar as ações do governo nos ministérios da Agricultura, da Fazenda e do Planejamento.
Assessoria de Imprensa – 08/02/2013 – Luiz Fernando Boaz – (51) 9314-5699