NOTÍCIAS

UMA LUZ DE ESPERANÇA SE ACENDE

Assinatura Terra Brasil Expointer 2021

 

Depois de anos de espera, agricultores visualizam uma luz no fim do túnel para a aquisição de terras. Na tarde da última quinta (10), no Pavilhão da Agricultura Familiar, durante a 44ª Expointer foram assinados os dois primeiros projetos do Programa Terra Brasil.

 

Após intensa discussão e articulação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais com o governo federal e Unidade Gestora Estadual – UGE, o Programa Terra Brasil saiu do papel e começa a ser operado no estado.

 

A demanda por um programa governamental de aquisição de terras de forma ágil e com juros condizentes à realidade é uma demanda antiga dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares. Com a possibilidade de comprar uma propriedade através do programa, jovens agricultores vislumbram formas de permanecer no meio rural e constituir matrizes produtivas.

 

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva “demorou para acontecer, mas saiu do papel. Nossos agricultores já não acreditavam mais na possibilidade de poder comprar uma propriedade através do programa. Agora começamos a buscar a ampliação do teto de financiamento, pois os valores do hectare estão elevados em relação ao valor financiado, inviabilizando em muitas vezes, o projeto produtivo”.

 

Rodrigo Mulling Frank, de 21 anos, morador de São Paulo das Missões foi um dos jovens beneficiários que teve seu contrato assinado no ato com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Rodrigo adquiriu sua propriedade de 16 hectares através do Terra Brasil e nela trabalhará com produção de grãos e gado de corte. O jovem ressalta a rapidez com que seu projeto foi realizado, “em três meses encaminhei a documentação através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ela foi analisada, e hoje estou aqui, como o dono da minha propriedade” afirma Rodrigo.