NOTÍCIAS

VOCÊ SABIA? A JUVENTUDE NA GESTÃO DA PROPRIEDADE

            Ao olhar para a juventude do campo se faz necessário analisar o contexto da agricultura familiar, cujas atividades são realizadas com predominância de mão de obra das famílias. Assim sendo, a importância da produção e a preocupação da reprodução econômica desta agricultura tem uma ligação forte com a sucessão rural.

            O fato da continuidade ou não na profissão dos pais pelos jovens, depende de vários fatores, dentre eles, o nível de inserção nas atividades gerenciais e operacionais da propriedade, contribuindo para sua participação no processo de tomada de decisões das atividades.

            Diversas pesquisas apontam que, na medida que participam nas atividades da propriedade, aliado a um nível maior de estudo na área agrícola, os jovens são influenciados a valorizar o trabalho na agricultura e permanecer no campo. Sabe-se também que a questão cultural e o diálogo da família exercem grande influência na autonomia dos jovens na relação familiar e, consequentemente, na forma de produção e gestão da atividade produtiva.

            Precisamos trazer aqui um novo elemento que surge no meio rural, que é a chegada da tecnologia virtual, algo que os jovens, na sua maioria, possuem mais facilidades e maior domínio das ferramentas, que vão desde o acesso às novas tecnologias até a tomada de crédito e a comercialização direta de sua produção. E isso tem contribuído com mais força para que os jovens tenham mais autonomia na gestão e tomada de decisões em suas propriedades.

Jovem, procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do seu município e faça parte desta luta!