NOTÍCIAS

Mulheres são destaque no pavilhão da agricultura familiar

No pavilhão da agricultura familiar, as mulheres são destaque. Dentre os 228 empreendimentos, 39% deles são liderados por mulheres e 21% por jovens.

Os números trazem à tona a mudança no papel da mulher nos últimos anos na agricultura e na pecuária familiar. De meras ajudantes, elas passaram a assumir o papel de protagonistas nas suas propriedades e em suas agroindústrias. O que antes era produzido apenas para consumo das famílias, ou vendido pelos homens que lideravam os negócios, agora é comercializado com excelência.

De acordo com a coordenadora estadual de mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira, “hoje, as mulheres assumiram importantes papeis no campo, inclusive na liderança da agroindústrias. Elas são responsáveis pela gestão das empresas e tocam os negócios com habilidade e muito empenho. Isso demonstra a força da mulher do campo”.

Maribel também destaca que as mulheres atingiram o patamar atual devido a sua força de vontade e a importantes parcerias firmadas com outras entidades, como a Emater. “A mulher produz alimentos e traz renda para as famílias, o que faz toda a economia girar. É bom para todos”.

A 44ª Expointer segue até o dia 12.