NOTÍCIAS

50 anos da Cooperativa Piá reconhecidos na Assembleia Legislativa

     Em sessão plenária da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber homenageou ontem (26), os 50 anos da Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis. Em seu pronunciamento, ele resgatou a trajetória da cooperativa, atualmente a maior geradora de empregos diretos no município com 1.142 funcionários e 2.433 associados produtores de leite e de frutas. Com atuação em 85 municípios e um leque de 235 produtos, a cooperativa tem investido constantemente no aprimoramento de sua produção.
     Emocionado, o deputado lembrou da época em que foi vice-presidente da Piá. “Hoje é um dia de muito orgulho para mim, estar aqui, para homenagear as pessoas que fizeram a história desta cooperativa, movida pelo espírito de união e empreendedorismo de seus integrantes, espírito semeado por seus 213 fundadores”, disse Weber, ele próprio um cooperado do grupo. O presidente Jeferson Adonias Smaniotto agradeceu a homenagem em nome da diretoria, colaboradores e associados e recebeu uma placa pela passagem da data.
     Weber citou um a um os ex-presidentes que construíram o caminho exitoso trilhado pela Piá: Werno Neumann, Albano Hansen, João Leopoldo Schaefer, João Egon Link, Vitor Grings e Gilberto Kny, além de Brunilde e Paulo Hansen, os filhos do ex-presidente Albano Hansen, presentes a homenagem. E fez uma menção especial ao ex-superintendente da Piá, José Mário Hansen, que por 30 anos esteve entre os colaboradores diretos da Piá. “Todos eles fizeram acontecer esta caminhada, iniciada a partir da parceria com o governo alemão que enviou técnicos a região para contribuir com o projeto, tendo como objetivo tornar os agricultores mais competitivos e profissionais”, justificou.
     Ele ainda fez questão de destacar ainda os nomes dos nove técnicos alemães que realizaram esse trabalho, que contou com a mobilização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no convencimento dos agricultores. De acordo com o presidente do STR de Nova Petrópolis, Aloisio Utzig, naquela época os agricultores produziam leite, recebiam pouco e atrasado.
     Para encerrar sua exposição o deputado citou desafios e a credibilidade da Piá no mercado brasileiro, além de números que espelham a importância social e econômica da Piá, destacando que neste meio século a produção diária foi amplia da de 2 mil para 450 mil litros de leite, carro-chefe da cooperativa. “É uma justa homenagem ao protagonismo da Piá não somente no Estado mas no país”, reforça Weber.
    Participaram da cerimônia o superintendente do Ministério da Agricultura, Bernardo Todeschini; o secretário da Agricultura, Ernani Polo; o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Iberê Orsi; o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Rodrigo José dos Santos; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, além dos presidentes da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e da Fecoagro, Paulo Pires.

Assessoria de Imprensa – 27/10/2017 – Luiz Boaz