NOTÍCIAS

9° Grito de Alerta é lançado em Santa Cruz do Sul

     O Clube Avenida, de Santa Cruz do Sul, recebeu na manhã de hoje (19) cerca de 100 lideranças ligadas à FETAG e das Macros Regionais Central e Missões Fronteira Noroeste, além de prefeitos, vereadores e dirigentes de entidades, as quais participaram do lançamento do 9° Grito de Alerta, marcado para o dia 15 de maio, também em Santa Cruz do Sul. Considerado como o pontapé inicial das manifestações do Grito da Terra Brasil no RS, os eixos principais que nortearão as manifestações nesta edição dizem respeito à Reforma da Previdência Social, Valorização da Agricultura Familiar, Acesso à Terra, Habitação Rural, Organização da Produção, Assistência Técnica, Educação do Campo, Sucessão Rural, Saúde e Terceira Idade.

     Diego Kiefer Moreira, presidente do STR de Cachoeira do Sul e coordenador da Macro Centro, fez a apresentação do 9° Grito de Alerta, explicando os temas propostos. O anfitrião Renato Goerck, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul, disse que era uma satisfação receber o Grito de Alerta na região, cujo objetivo é mobilizar as comunidades local, regional e estadual para temas fundamentais na vida das famílias dos trabalhadores rurais. O deputado federal Heitor Schuch, ex-presidente da FETAG e oriundo da região de Santa Cruz do Sul, pediu o auxílio de prefeitos e vereadores para fazer moções contra a reforma da Previdência Social.

     Em seguida, Rozane Kaufmann, presidente do STR de Cerro Largo e coordenadora da Macro Missões Fronteira Noroeste, fez uma saudação especial às mulheres, pairando sobre a importância da participação da sociedade como um todo. “Só o envolvimento social faz o Grito de Alerta acontecer”, justificou. Logo depois, o Acilo Correia da Rosa, da Emater, enfatizou a importância da união das entidades e também da agricultura familiar. E o vereador de Vale do Sol, Astor Jaeger, falou em nome de seus colegas da região, que trabalham forte para barrar a reforma da previdência.

     Na sequência das falas, o padre José Renato Back lincou a Campanha da Fraternidade com o Grito de Alerta, que estão atentos e sensíveis ao grito de alerta do coração da sociedade. Já a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, destacou o papel da mulher, a importância da agricultura familiar para os municípios
e garantiu que lutará em defesa dos trabalhadores rurais.

     E para encerrar as manifestações, o presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, lembrou que o Grito de Alerta já traz sua essência no nome: alertar! “Para melhorar as políticas públicas, a saúde, a infraestrutura e a educação do campo”, observou.
Em relação à Previdência Social, alertou que “ela está quebrada devido aos privilégios de alguns”.

 Mais informações: Carlos Joel da Silva (51) 9 9314-5750

 Assessoria de Imprensa – 19/03/2019 – Luiz Boaz