NOTÍCIAS

Fetag e Ministério lançam Ouvidoria do SUS

Bolzan, lançaram hoje (22) na sede da Federação, em Porto Alegre, um projeto-piloto de Ouvidoria do SUS no Meio Rural no Rio Grande do Sul. A Ouvidoria é o canal de comunicação que o cidadão tem para manifestar suas reclamações, sugestões, solicitações, denúncias, elogios, bem como para solicitar informações relativas à saúde.
A parceria entre a Fetag e o Ministério da Saúde será desenvolvida através de um trabalho específico com as Regionais Vale do Taquari (14 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais) e Serra do Alto Taquari (19 STR’s). A coordenadora de Mulheres da Fetag, Inque Schneider, responsável pela área de Saúde, classifica o projeto de extrema importância, pois será possível conhecer o grau de satisfação dos agricultores em relação ao atendimento que recebem do SUS. “Vamos colocar em discussão o SUS no campo”, sintetiza Inque.
Bolzan acredita que o indivíduo bem informado reúne maiores condições para o exercício pleno da cidadania. O conhecimento dos direitos e deveres seus e do Estado é o primeiro passo na busca da concretização dos princípios do Sistema Único de Saúde. Além disso, a informação é capaz de promover no cidadão uma reflexão sobre a necessidade de ampliação do conceito de saúde, que deve dar lugar a tudo o que conceitue, em última análise, a qualidade de vida.
Inque explica que o próximo passo será a formação de uma comissão entre a Fetag e as regionais para elaboração de um questionário a ser aplicado junto às famílias de 32 municípios. Também vai ser feito um cronograma de atividades, entre as quais oficinas, palestras e debates com os agricultores com a finalidade de levar mais informações sobre os programas de saúde e seus direitos.  

Mais informações: Inque Schneider – (51) 9325-0155

Assessoria de Imprensa – 22/03/2012 Luiz Fernando Boaz  (51-9314-5699)