NOTÍCIAS

Grito de Alerta mobiliza cinco mil pessoas em S. Ângelo

Mais de cinco mil agricultores familiares ligados aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Fetag realizam amanhã (19), em Santo Ângelo, o 3° Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste. Esse evento dá o pontapé inicial das ações do Grito da Terra Brasil no Estado, cuja pauta de reivindicações será entregue segunda-feira, dia 22, no final da manhã, ao governador do Estado, Tarso Genro, no Palácio Piratini.
Política de garantia de renda, crédito rural diferenciado para manter o jovem no campo, reformular o programa de acesso à terra, assentamento de duas mil famílias até 2014, alteração do limite de renda para habitação rural estão entre os principais pontos da pauta do Grito de Alerta.
A partir das 8h começa a concentração dos agricultores na Praça Pinheiro Machado, bem no centro da cidade, onde serão comunicadas as ações ao longo do dia. O vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, adianta que na manhã de hoje (18), em reunião da comissão organizadora, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, foram definidas sete comissões para entregar ofícios reivindicatórios, durante a caminhada pela zona central da cidade, ao Banco do Brasil, Sicredi, Banrisul, Caixa Econômica Federal, agência do INSS e às coordenadorias de Educação e Saúde.
No começo da tarde haverá um deslocamento até o Trevo de Acesso a Entre-Ijuís, na BR-285, que liga os municípios de Eugênio de Castro, Santo Ângelo, Ijuí e São Luiz Gonzaga. Ali será feita uma panfletagem que traz os motivos da manifestação. “Não está descartada a possibilidade de trancamento da BR-285”, diz Carlos Joel.
Por volta das 16h deve ser encerrada a mobilização, que tem a participação direta das regionais Missões I, Missões II, Ijuí, Três Passos e Santa Rosa.
Mais informações: Carlos Joel da Silva (51) 9314-5750
Assessoria de Imprensa – 18/04/2013  Luiz Fernando Boaz (51) 9314-5699