NOTÍCIAS

XIV Jornada da Viticultura enfoca sustentabilidade

Tendo por tema Qualificação e diferenciação da produção de uvas para garantir sustentabilidade, mais de 700 produtores de uva devem participar da XIV Jornada da Viticultura Gaúcha, que será realizada no dia 20 de junho, a partir das 8h30min, na Associação Esportiva, Recreativa e Cultural dos Motoristas em Fagundes Varela. O evento tem por objetivo integrar os viticultores, além de disponibilizar informações e conhecimentos que auxiliem na qualificação e na agregação de valor da produção vitícola através da adoção de tecnologias de produção sustentáveis. A jornada é promovida pela Comissão Interestadual da Uva, pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Prefeitura Municipal de Fagundes Varela, Emater/RS e STR de Veranópolis.
O coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, também presidente do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, explica que a ideia é refletir sobre o atual momento que atravessa a vitivinicultura, práticas para uma produção sustentável, novas cultivares de uvas lançadas pela Embrapa e, ainda, a relação de associativismo e cooperativismo como forma de integração dos produtores. A Emater vai trazer experiências com o Vinho Artesanal de Agricultura Familiar, enquanto o Ibravin apresentará conjuntura e tendências de mercado. Schiavenin ressalta, também, o relato de viticultores, que adotam práticas que agregam valor à produção.
Às 13h será servido almoço na Capela Nossa Senhora do Rosário, em Fagundes Varela. E à tarde haverá visitas na Vinícola Bassani – Fagundes Varela; Cooperativa Alfredo Chavense – Veranópolis; Vinícola Simonetto – Monte Bérico, Veranópolis; Cooperativa de Sucos Monte Vêneto – Cotiporã; Vinícola Marson – Cotiporã e Vinhos Frei Fabiano – Vila Flores.
Mais informações: Olir Schiavenin – (54 – 9974-4563/3292-7500)
Assessoria de Imprensa – 27/05/2013