NOTÍCIAS

Febre aftosa: prazo para vacinação até dia 31

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2013 termina na próxima sexta-feira, dia 31, em todo o Estado. A expectativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio é de superar a imunização obtida na etapa do ano passado, que contou com a vacinação de 96% do rebanho bovino e bubalino, estimado em 13,3 milhões de cabeças. Até a semana passada, 70% dos animais já haviam sido imunizados.
O 2° vice-presidente da Fetag, Nelson Wild, alerta para a importância do pecuarista familiar fazer a aplicação no gado. Ele explica que a Fetag conquistou a gratuidade das vacinas e agora é o momento do pecuarista familiar fazer a sua parte, reforça o dirigente.
Já o coordenador da campanha, Fernando Groff, diz que neste ano houve uma grande mobilização dos produtores, com alguns municípios já registrando 100% de vacinação. Com o slogan “A saúde do rebanho gaúcho também depende de você”, a campanha tem a intenção de fazer com que o produtor também atue em prol da sanidade do rebanho.
Groff alerta sobre um passo importante pós-vacinação, que é a comunicação do procedimento nas inspetorias. O veterinário salienta ainda que o novo decreto, que regulamenta a Lei de Defesa Sanitária, passou a vigorar em 1° de maio e prevê multas para os produtores que não vacinarem ou não comunicarem a vacinação.
A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa ocorre em novembro e deve imunizar bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. Na foto, secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, vacinando gado.
Assessoria de Imprensa Fetag/Fundesa – 27/05/2012