NOTÍCIAS

Jornada da Viticultura propicia informação e conhecimentos

“A XIV Jornada da Viticultura, que foi realizada no dia 20 de junho, em Fagundes Varela, foi muito bem organizada e os produtores saíram bastante satisfeitos e com mais conhecimentos e informações que os possibilitam trabalhar com mais eficiência, adotando boas práticas agrícolas, produzindo assim uva com maior qualidade e sustentabilidade, atendendo dessa forma a tendência do mercado e a conseqüente necessidade dos consumidores que exigem, cada vez mais, qualidade e segurança alimentar em todos os produtos consumidos”.
A avaliação é de Olir Schiavenin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua e também coordenador da Comissão Interestadual da Uva. Para ele, a participação foi surpreendente, pois o número de  produtores ficou acima de 600 participantes. O tema da jornada foi Qualificação e diferenciação da produção de uvas para garantir sustentabilidade, e teve por objetivo integrar os viticultores, além de disponibilizar informações e conhecimentos que auxiliem na qualificação e na agregação de valor da produção vitícola através da adoção de tecnologias de produção sustentáveis.
Em relação ao coteúdo das palestras, Schiaveni disse que foi bom, atual e com assuntos que provocaram reflexão, bem como proporcionaram conhecimentos e informações sobre o contexto atual da viticultura. Além disso, o depoimento de produtores sobre uva coberta e produção orgânica despertou os participantes para novos modelos de produção como alternativa de agregação de renda e valor aos produtos.
Assessoria de Imprensa