NOTÍCIAS

Assembleia Lgeislativa homenageia 50 anos da Fetag

Na sessão plenária desta quarta-feira (23), o deputado Heitor Schuch (PSB) homenageou os 50 anos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag).  A entidade surgiu a partir de um grupo de bispos do Rio Grande do Sul que organizaram a Frente Agrária Gaúcha (FAG) a partir de encontro realizado em Campina Grande, na Paraíba, em 1959. O maior motivo para a organização dos agricultores foram as condições de vida a que estavam submetidos, com restrição de direitos e baixo poder aquisitivo. Ainda nos anos 50 o analfabetismo no meio rural era de 50% entre pessoas com mais de 15 anos, registrou o parlamentar.
As primeiras tentativas de organização sindical aconteceram em 1903, porém em 1960 havia apenas oito instituições reconhecidas. A expansão dos sindicatos iniciou-se apenas a partir da década de 60. Entre os anos de 1960 e 1969, 196 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais foram criados, só em 1965, 76 sindicatos foram fundados. Esta expansão rápida foi impulsionada pelos padres, que se reuniam com os agricultores para discutir seus problemas e encontrar soluções. No Sul, pelo Movimento dos Agricultores Sem Terra, que contou com a participação de Leonel Brizola, imigrantes italianos, alemães, poloneses e japoneses deram grande contribuição para o movimento.
Em 6 de outubro de 1963, foi fundada a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul. Em 2013, no mesmo dia, cerca de 3 mil lideranças sindicais comemoraram as bodas de ouro da entidade em cerimônia no Parque de Exposições Assis Brasil. A Fetag também foi responsável por conquistas como a aposentaria para homens a partir dos 60 anos e mulheres a partir dos 55 anos e o crédito rural. Atualmente, 625,7 mil benefícios previdenciários são pagos mensalmente no Rio Grande do Sul. Anualmente, isso corresponde a 12% do orçamento estadual.
O deputado Heitor Schuch, que foi tesoureiro e presidente da Fetag, destacou as conquistas do setor agrário: "Estamos falando de um setor que hoje integra e faz bonito nas grandes feiras como a Expointer, Expoagro Afubra, Expodireto, entre outras feiras estaduais e nacionais.  O setor também se tornou um dos grandes consumidores de máquinas, implementos agrícolas e insumos modernos, atingindo níveis de produção e produtividade jamais vistos, com pouca expansão de área”.
O presidente da Fetag e os presidentes do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Porto Alegre, Taquari, Santa Maria, Caxias do Sul, Veranópolis, Antônio Prado, Torres e Farroupilha receberam medalhas e uma placa em homenagem aos 50 anos da entidade.
Manifestaram-se em apartes, em nome de suas bancadas, os deputados Catarina Paladini (PSB), João Fischer (PP),  Gerson Burmann (PDT), Maria Helena Sartori (PMDB), Altemir Tortelli (PT), Aloísio Classmann (PTB) e Cassiá Carpes (SDD).