NOTÍCIAS

Fetag promove encontro sobre Cadastro de Imóveis Rurais

A Fetag realizou hoje (24) um encontro com os operadores locais das Unidades Municipais de Cadastro (UMC`s) dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, na sede da Federação, em Porto Alegre. O Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) é exigido para todos os tipos de registros vinculados ao imóvel rural, como a realização de inventário, compra, venda e outros, como também ser o documento que comprova o enquadramento sindical rural.
Conforme Elisete Hintz, secretária-geral da Fetag, o objetivo principal deste evento foi trocar informações relativas ao Sistema Nacional de Cadastros Rurais – SNCR, bem como orientações sobre as alterações, os cuidados necessários para a utilização correta do SNCR e, ainda, qualificar o atendimento das 92 UMC`s. Ela lembra que desde 2005 a Federação desenvolve cursos de UMC e cada vez fica mais evidente a necessidade de atender aos agricultores familiares na regularização dos documentos de suas propriedades. Neste ano, explica Sharle Capeletti, assessor de Política Agrária da Fetag, o programa foi dividido em quatro etapas e essa é a décima turma que recebe a capacitação. Um total de 27 funcionários de diversos STR`s estão participando.
Logo após a abertura, houve uma palestra sobre Sala de Cidadania e o que isso muda com relação ao atendimento das UMC`s, com Francisco Chaves, do INCRA. Para ele, a parceria com a Fetag é estratégica e fundamental, já que no Rio Grande do Sul existem 730 mil imóveis rurais e no setor de Cadastro do Instituto trabalham apenas seis pessoas. “Antes desse trabalho conjunto demorava de seis a dez meses para se analisar uma Declaração de Propriedade (DP), ao contrário de hoje que leva cerca de 30 dias”, observa.

Mais informações: Sharle Capeletti (54) 9100-3013

Assessoria de Imprensa – 24/06/2014