NOTÍCIAS

Dia do Colono e Motorista:STR de Estrela

Após alguns anos sem comemorar o Dia do Colono em  Estrela o Sindicato dos Trabalhadores Rurais voltou a organizar a festa, junto com a edição do Dia da Saúde do Agricultor, evento tradicional de maio em anos anteriores. A partir das 9h30min, com um trajeto a percorrer de mais de dois quilômetros e com cerca de 900 pessoas participando, começou o desfile de carros de passeio, caminhões, tratores e demais máquinas e implementos agrícolas dos agricultores na Avenida dos Estados, passando pela rodoviária, Avenida Rio Branco e Parque das Princesas. A bênção aos motoristas foi dada pelo padre  da Paróquia de Estrela, terminando a concentração no Centro Comunitário Cristo Rei.
Ao chegar no salão, os agricultores foram homenageados pelas autoridades e lideranças convidadas, recebendo o “Troféu Frontino Caye”. Receberam a premiação seis categorias de agricultores de destaque no município de Estrela, que são agroindústria familiar, avicultor de frango de corte, produtor de leite, suinocultor integrado de terminação, aposentado rural e jovem rural. Cinco entidades do município ligadas à produção do setor primário avaliaram os produtores e o prêmio do motorista destaque foi realizado por sorteio.
No ginásio do Centro Comunitário Cristo Rei, onde se realizaram o restante das atividades da programação, foi servido o almoço de confraternização gratuito entre os colonos participantes. Durante todo dia ocorreu a exposição e feira de produtos coloniais e de agroindústrias familiares, artesanato rural dos grupos de mulheres organizadas e divulgação dos trabalhos da APAE de Estrela. A equipe da Secretaria da Saúde do município realizou o Dia da Saúde do Agricultor com diversas ações e também foram feitas atividades voltadas à saúde como teste de visão e de audição, entre outros. Houve ainda a entrega dos primeiros frascos do protetor solar para um grupo de agricultores cadastrados. À tarde ocorreram apresentações artísticas e um teatro por um grupo de Estrela. A carreta do Senar estava presente e uma equipe de profissionais ministrou, para pequenos grupos de agricultores, palestras sobre zoonoses.   

Assessoria de Imprensa – 1°/08/2014 – Colaboração Nilo Schneider