NOTÍCIAS

Fetag realiza 8° Encontro Estadual de Mulheres Dirigentes Sindicais

O Papel da Mulher na Agricultura Familiar e Políticas Públicas para as Mulheres é o tema da palestra que Alessandra da Costa Lunas, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, vai apresentar às 11h de amanhã (19) na abertura do 8º Encontro das Mulheres Dirigentes Sindicais, no auditório da Fetag, em Porto Alegre. Ela considera a realização desse evento, que se estende até quarta, uma oportunidade fundamental para iniciar o balanço de questões que avançaram, bem como os desafios ainda pendentes. “Vamos analisar as reais condições que se encontram a visibilidade da participação das mulheres na agricultura familiar, como e que políticas estão de fato fortalecendo o trabalho e a renda das famílias a partir da atuação das mulheres, além do fortalecimento de sua autonomia econômica”, justificou Alessandra.
Na parte da tarde, às 13h30min, está programada a palestra Agroecologia, com Mérli Leal Silva, professora no Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Logo após, o tema é Agrotóxicos, com a médica Virgínia Dapper, da Escola de Saúde Pública (ESP). E, ainda, às 17h, o assunto será Violência Contra a Mulher, com a capitã Isabele Moritz Evers, do 19º BPM. Às 19h, Noite de Talentos – modalidade: Poemas. No dia seguinte, a programação começa às 8h com mística, seguida de Palestra Musical com a professora Patricia Hauns Kolling. Às 11h haverá o relato de experiências de mulheres dirigentes sindicais e vereadoras com Claudete Druzian e Elenir Fátima Barasuol. À tarde, 13h30min, está prevista uma caminhada até o Mercado Público, onde será feita uma doação de alimentos trazidos pelas participantes do encontro. 
A coordenadora de Mulheres da Fetag, Inque Schneider, está bastante otimista com o sucesso do encontro e projeta uma participação superior a 400 pessoas. “As palestras são de excelente qualidade e vamos tratar de assuntos que afetam o dia a dia das mulheres trabalhadoras rurais, entre outros programas como poesias, místicas, além de relatos de experiências de vereadoras que são dirigentes sindicais”, completou Inque. 

Mais informações: Inque Schneider (51) 9325-0155

Assessoria de Imprensa – 18/08/2014