NOTÍCIAS

Agricultor familiar presente na Expointer da Qualidade

A Fetag está presente na 37ª Expointer e 16ª Feira da Agricultura Familiar, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, participou no dia 30 de agosto, ao lado do governador do Estado, Tarso Genro, da cerimônia de abertura ao público da exposição. A edição deste ano é considerada como a Expointer da Qualidade, trazendo os efeitos das maiores safras de grãos da história do Rio Grande do Sul, colhidas nos últimos três anos, sendo a última de 30 milhões de toneladas, além do crescimento de vários setores e cadeias produtivas. “Esta Expointer revela o resultado de uma profunda transformação que o parque recebeu, em uma articulação do governo do Estado com produtores, agricultores, pecuaristas e entidades”, afirmou o governador.
O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse que quando se abre uma feira do tamanho da Expointer, as expectativas são as melhores possíveis. O Parque Assis Brasil abriga animais de alta genética, máquinas e equipamentos agrícolas de ponta e o Pavilhão da Agricultura Familiar, por sinal um dos mais visitados, tem produtos de alta qualidade. “Esperamos que ele se torne um sucesso de vendas – 2013 foi R$ 1,5 milhão – e que aumente entre 10% a 15%”, projeta.A Fetag tem confirmada a participação de 10.000 pessoas que visitarão a Expointer durante os dias 3, 4 e 5 de setembro, organizadas em excursões pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Joel conta que esses agricultores fazem um roteiro intenso no Parque Assis Brasil, tanto no Pavilhão da Agricultura Familiar, como no dos animais e, ainda, nas máquinas e implementos agrícolas. “Eles são compradores potenciais. Faz tempo que a agricultura familiar deixou de ser apenas uma atividade de subsistência. Hoje, ela produz para comercialização. Então, diante desse novo quadro, grande parte das vendas da Expointer ocorrem através do Programa Mais Alimentos, que é a linha de crédito que beneficia a agricultura familiar”, explica.
O dirigente cita, também, a pecuária familiar, que já ultrapassa 60 mil famílias no Estado com pequenos criatórios, detentores de uma genética de qualidade dentro de seu plantel e que procura sempre melhorar. “Os pecuaristas familiares fazem compras de animais, de sêmen ou mesmo máquinas e implementos para tocar a propriedade”, conta.
A Expointer ainda se constitui em um belo espaço para debates e discussões. Nesta edição da feira, que coincide com o Ano Internacional da Agricultura Familiar, instituído pela ONU, a Fetag, em conjunto com a RBS, no Fórum Canal Rural, vai enfocar Os Desafios da Agricultura Familiar – Produção, Renda e Sucessão, no dia 3 de setembro, às 9h, na Casa RBS. Além de Joel, participam Paulo Cezar Pires, presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS; Vergílio Frederico Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o presidente da Contag, Alberto Broch, e representante da FAO no Brasil. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural a partir das 10h.
Além disso, a Federação organiza, com a Secretaria de Educação do Estado, a vinda de escolas do campo com suas experiências exitosas. Anualmente a Fetag edita o Jornal das Experiências Exitosas em Educação do Campo, que é distribuído na Expointer. Neste ano será entregue a Revista Educação do Campo, outra publicação dirigida da Fetag, que já está em sua 5ª edição. Ao longo dos nove dias de feira, mais de 20 escolas se revezam no estande da Fetag/Seduc, no Pavilhão da Agricultura Familiar, para mostrar suas experiências. E diariamente ocorrem apresentações culturais das escolas defronte ao estande da Fetag no Pavilhão da Agricultura Familiar.

Assessoria de Imprensa – 31/08/2014