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Fetag presente no II Seminário Internacional de Educação do Campo

A cidade de Santa Maria vai sediar o II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina nos dias 8, 9 e 10 de outubro. O seminário é uma articulação de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) e diferentes organizações dos Movimentos Sociais no RS e ratifica a presença de iniciativas comprometidas com a investigação e proposição de caminhos a serem assumidos, como meios de resistência, exercício de contra-hegemonia e transformação dos limites impostos pela lógica estrutural da sociedade. A Fetag está participando através de Inque Schneider, diretora responsável pela área de Educação do Campo, e a assessora de Educação, Paula Rosana Fortunato.
Segundo Inque, a educação do campo tem sido um debate constante nos últimos anos pelos  movimentos sociais na busca de uma educação que atenda as especificidades dos alunos, os anseios dos pais e a sucessão rural. No entanto, a escolha da profissão do aluno deve ser única e exclusivamente dele. A obrigação do professor é mostrar-lhe que a agricultura é uma opção profissional e com isso fazer da sua atividade um projeto de vida, que lhe dê sustentabilidade, bem estar, realização pessoal e vida digna.
Para os organizadores do seminário, considerando as contradições vivenciadas atualmente na realidade educativa no cenário mundial e, prioritariamente, na América Latina, sob os condicionamentos históricos das políticas de globalização, o objetivo deste seminário também se concretiza na consolidação de um espaço efetivamente coletivo e itinerante, capaz de ampliar o debate teórico e viabilizar a troca de experiências de trabalho e vida, nos diferentes espaços de educação formal e não-formal no campo, sem negar a interdependência nas relações cidade/campo.
A importância da realização o II Seminário está diretamente relacionada a sua proposição enquanto atividade que já se constituiu como triangulação de universidades, movimentos sociais populares e escolas na composição das coordenações regionais e no seminário internacional, cuja principal finalidade diz respeito a articulação, sistematização, debate e socialização de propostas e experiências atinentes a adequada implementação de uma educação do campo e da cidade, explicitamente comprometida com a transformação do status quo vigente, no sentido de pensar processos educacionais que garantam a autonomia e o potencial transformador da classe trabalhadora.

Mais informações: Inque Schneider (51) 9325-0155

Assessoria de Imprensa – 07/10/2014