NOTÍCIAS

Tenente-coronel da BM fala da violência contra a mulher

Contexto e Situação da Violência Contra as Mulheres no Estado foi o tema que a  tenente-coronel da Brigada Militar, Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, apresentou às 14h de hoje (15) na Oficina Estadual de Capacitação – Projeto Margaridas em Marcha no Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta, no Hotel Ritter, em Porto Alegre. O evento é uma promoção da Secretaria Nacional das Mulheres, Contag e Fetag, e tem a participação das coordenadoras regionais, da assessora de Gênero da Contag, Sonilda Florinália Pereira, e da assessora de Gênero da Fetag, Paula Rosana Fortunato.
Nádia comparou a violência contra a mulher hoje com a questão do sexo há algumas décadas, quando era um verdadeiro tabu. Atualmente, se fala em sexo nas escolas ou em qualquer lugar de forma absolutamente normal. “A violência doméstica, quanto mais nos comentarmos, melhor será entendida. Precisamos cortar esses grilhões. Em pleno século XXI ainda conversamos sobre mulheres que apanham, são xingadas e mortas. Pior ainda na área rural, pois elas ficam à mercê dos homens”, enfatizou.
Logo em seguida, foi a vez Evelise Souza, coordenadora de Mulheres da Secretaria Estadual para as Mulheres falar sobre Instrumentos de Ação para Implementação de Políticas Públicas de Combate à Violência Contra as Mulheres. Ela disse que a promoção da igualdade entre homens e mulheres no Brasil rural é uma prioridade da secretaria. Nele vivem mais de 14 milhões de mulheres, na sua maioria em  condições precárias agravadas pela distância das áreas urbanas e dos serviços públicos. “O enfrentamento à violência contra as mulheres é uma das prioridades da pasta”, acentuou.

A programação

Nesta quinta-feira (16), às 9h, Criação e Fortalecimento dos Fóruns e Implementação das Unidades Móveis –Trabalho em Grupo – com a assessora Sonilda Pereira. Às 13h30min o tema é Funcionamento das Unidades Móveis –Trabalho em Grupo. Às 19horas a Comissão de Mulheres da Fetag faz uma Avaliação do 8º Encontro de Mulheres Dirigentes Sindicais –Temas para a Revista das Mulheres 2015 – Tema Central de 8 de março e os lançamentos da Marcha das Margaridas e da Revista 2015. E no dia 17, às 9h, apresentação de propostas para a criação de Conselhos e Secretarias Municipais de Mulheres e os espaços de atendimento de mulheres em situação de emergência quanto à violência com Sonilda Pereira. Após o almoço uma avaliação e encerramento previsto para as 15h.

Assessoria de Imprensa – 15/10/2014