NOTÍCIAS

ENTIDADES CONTINUAM MOBILIZADAS CONTRA A REFORMA TRIBUTÁRIA

 

 
A FETAG-RS e Farsul estão unidas para derrubar a Reforma Tributária proposta pelo Governo do Estado. Na tarde de ontem (20), os presidentes Carlos Joel da Silva e Gedeão Silveira Pereira estiveram reunidos com o Governador Eduardo Leite para debater sobre o assunto.

Todas as entidades representativas do setor agrícola do estado estão com posicionamento forte sobre a não aprovação desta reforma na Assembleia Legislativa, pois acreditam que da forma que foi apresentada vai recair, mais uma vez, os impactos no bolso da população mais vulnerável.

Tanto a agricultura familiar, quanto a patronal, serão fortemente impactadas, seja na compra de insumos e sementes, ou na venda de seus produtos, pois não serão mais competitivos no mercado pelos altos custos de produção.

Ainda na manhã de hoje (21), as duas entidades estiveram em audiência com inúmeros deputados estaduais e entidades representativas de setores estruturantes.

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva “é inaceitável esta reforma. Todos os cidadãos, rurais ou urbanos, devem estar atentos a esta situação, visto que o aumento no custo de produção e aquisição de máquinas, refletirá no aumento da cesta básica. Ainda, vale lembrar que majorar alíquotas em gás de cozinha, imposto de carros antigos, como impostos nos registros de propriedades, é fazer com que “remédio” proposto pelo governo seja uma dose de veneno para a população”.

A FETAG-RS defende que o estado faça uma reforma administrativa em primeiro momento para reavaliar o duodécimo dos poderes, o custo da máquina pública, como também, faça a cobrança frente às sonegações de impostos dos grandes grupos. E o pedido da Federação é que os Deputados Estaduais não votem a proposta como foi apresentada e dialoguem com as entidades para buscar equilíbrio em um projeto coeso e que olhe para a realidade de população.