NOTÍCIAS

Videoconferência comemora o Dia Estadual da Juventude Rural

Neste 15 de julho, o Rio Grande do Sul comemora o Dia Estadual da Juventude Rural e, para marcar a data, a FETAG-RS promoveu, em parceria com o SENAR-RS, uma tarde de capacitação para os jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais do Estado.

A tarde de trabalhos foi coordenada pela secretária-geral da FETAG-RS, Jaciara Muller, que também é coordenadora de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da federação, e pelo assessor de juventude Giovani Zortea, que fez uma apresentação sobre a importância da participação dos jovens dentro do Movimento Sindical. 

Durante a as quase três horas de evento, foram tratados temas como a manutenção dos jovens no campo, o papel da família e das escolas na formação da juventude e os desafios enfrentados no dia a dia do campo, principalmente em tempos de pandemia. A reunião contou com a presença de convidadas muito especiais. As ex-coordenadoras de jovens, Maria Lisiane Quevedo, Josiane Einof e Diana Hahn. Lisiane foi a primeira coordenadora da pasta liberada pela FETAG-RS. Ela apresentou o início dos trabalhos da comissão de jovens no Movimento Sindical, momento em que a juventude passou a ganhar papel de destaque e assumiu postos de liderança nos STRs e dentro da própria FETAG-RS. 

Diana Hahn e Josiane Einof, que atualmente pertencem ao quadro de diretores da FETAG-RS, relataram suas experiências à frente da coordenação de jovens do Movimento Sindical e a necessidade de conhecer o dia a dia da juventude, para que assim pudessem liderar a pasta e dar os encaminhamentos em diversas áreas, dentre elas a formação e a inserção no quadro de lideranças sindicais, assumindo inclusive a presidência de sindicatos e dentro da diretoria da CONTAG e da FETAG-RS. 

Também presente no evento, a secretária Nacional de Jovens da CONTAG, Mônica Buffon, falou sobre seu sentimento de gratidão pela oportunidade de estar próxima a tantos jovens e de poder ajudar cada um deles, seja com uma palavra ou com a luta por políticas públicas de incentivo a manutenção dos jovens no campo. “É gratificante estar nesse espaço e o que nos fortalece e o sonho de dias melhores”. Mônica falou sobre o Festival Nacional da Juventude Rural, que estava marcado para este ano, mas acabou cancelado em virtude da pandemia. “Estamos nos reinventando e faremos nos dias 6, 7 e 8 de agosto um evento on-line, dando oportunidade para muitos jovens de diversos lugares do Brasil possam participar. 

Atual secretária-geral e coordenadora de jovens da FETAG-RS, Jaciara Muller disse que fará o melhor possível para que a sua passagem a frente da pasta da juventude “seja marcada pelo trabalho em defesa dos direitos dos jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais. Sei dos desafios e que eles são grandes, mas também sei que a juventude tem potencial para superar até mesmo essa pandemia. Vamos conseguir e sairemos ainda mais fortes”. 

Também participaram os diretores da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, presidente, e Agnaldo Barcelos, tesoureiro-geral, além de lideranças do Movimento Sindical, e o deputado federal Heitor Schuch.