NOTÍCIAS

FETAG-RS PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE A CADEIA DO FUMO

No final da safra de fumo, os produtores estão enfrentando dificuldades na entrega e venda do produto às empresas, como também alguns produtores não estão tendo seus contratos renovados. As entidades representativas dos produtores dos três estados do sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com a participação da Afubra, realizaram reunião por videoconferência na tarde de hoje (21) para buscar estratégias para auxiliar os produtores.

 

 
A FETAG-RS afirma que não é aceitável a postura das empresas. “Os produtores já estão sofrendo com os efeitos do Covid-19 e ainda correm o risco de ficar sem a possibilidade de produzir para a próxima safra, pois as empresas estão retirando produtores da integração. Queremos entender por que as empresas estão adotando esta postura” finaliza o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva.

 

 
Como encaminhamento, o grupo definiu buscar agenda com as empresas fumageiras, por videoconferência, para que elas expliquem o porque de estarem retirando agricultores da integração, a rigidez na avaliação e compra do produto, visto que a lucratividade na venda da empresa para o exterior está sendo muito positiva em resultado da alta do dólar.

 

 
A FETAG-RS não aceitará mais ficar discutindo o custo de produção durante as negociações de preço. A entidade entende que o custo de produção deve ser feito em conjunto entre as Entidades representativas dos produtores e empresas, para que se tenha um custo unificado.