NOTÍCIAS

A pedido da FETAG-RS, portaria autoriza vendas das agroindústrias em todo o Estado

A pandemia de Coronavírus que atinge o Rio Grande do Sul está afetando diretamente a agricultura familiar gaúcha. Em virtude de decretos dos municípios e do Governo do Estado, feiras e eventos estão sendo cancelados ou adiados, sem previsão de retorno, causando prejuízos para muitas famílias que já haviam se preparado para comercializar suas produções.

 
Visando a criar alternativas que minimizem os prejuízos para as famílias gaúchas, a pedido da FETAG-RS, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) emitiu uma portaria autorizando as agroindústrias familiares em todo o território do Estado mesmo não estejam submetidas ao SUSAF, sistema que cria uma equivalência do Sistema de Inspeção Municipal ao Estadual.Anualmente, para que as agroindústrias possam comercializar no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer, o secretário da agricultura emite uma portaria nos mesmos moldes da que passa a vigorar a partir de hoje.

De acordo com vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, “a portaria foi uma demanda da FETAG-RS prontamente atendida pela Secretaria da Agricultura. Nós precisávamos criar alguma alternativa que ajudasse as famílias a escoarem suas produções, já que muitas delas haviam se preparado para as feiras que estavam marcadas. Não resolve todo o problema, mas é um auxílio importante’.

 

Foto: Eduardo Oliveira