NOTÍCIAS

FETAG-RS inaugura sistema de energia solar

Em dia de Assembleia Geral, a FETAG-RS inaugurou seu sistema de captação de energia do sol, que foi possível através de contrato firmado com a empresa LUMIX – Energia Solar, responsável pela instalação de placas fotovoltaicas no telhado do prédio da Federação, em Porto Alegre.

Todas as placas já estão instaladas e em funcionamento, proporcionando que a federação faça o uso da energia solar captada e transformada em eletricidade de corrente contínua. Segundo o diretor comercial da LUMIX – Erick Rocha as placas têm durabilidade de 25 anos, são certificadas pelo Inmetro e geram energia mesmo em dias nublados. 

Para o presidente da FETAG-RS – Carlos Joel da Silva este projeto visa garantir e economicidade, além de preservar o meio ambiente. Joel diz que “quando a FETAG-RS optou em fazer este investimento, pensou a longo prazo, nas próximas gerações e na sustentabilidade ambiental”. A previsão é de que, com o passar do tempo, o consumo de energia elétrica seja diminuído em 100% e a taxa em até 90%. Ainda de acordo com Joel, o foram realizados orçamentos que levassem em consideração não apenas o valor, mas a contrapartida a ser dada e a idoneidade da empresa. “O investimento seria alto. Encontramos na Lumix os requisitos necessários, e a empresa custeou metade do valor do projeto, em troca apenas de divulgação do seu trabalho por parte da FETAG”. O restante do valor necessário foi possível através de parceria firmada com o SICOOB, cooperativa de crédito que está chegando ao Estado e que será, assim como outras entidades financeiras, parceira da FETAG-RS. 

Ao final da apresentação, foi anunciado pela empresa que a cada projeto trazido pelo sindicato, a Lumix vai repassar 1% do valor para o próprio sindicato. 

Entenda mais como a Energia Solar funciona:

 

PASSO 01 – Os módulos fotovoltaicos captam os raios solares e transformam esta energia em eletricidade de corrente contínua.

 

PASSO 02 – O inversor converte a corrente contínua para corrente alternada, que é a corrente de energia que utilizamos nos equipamentos em nossas casas, empresas, indústrias, etc.

 

PASSO 03 – Toda a energia gerada é levada diretamente para

ede elétrica do estabelecimento e o excedente (chamado de créditos), passa por um medidor bidirecional (relógio) e é injetada na rede de energia da concessionária gerando créditos para posterior uso.