NOTÍCIAS

Boas perspectivas para a safra de Soja

De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a safra 2019/2020 de soja será excelente para o Brasil, que se tornará o maior produtor mundial da oleaginosa, superando pela primeira vez os EUA.

 

Mantendo-se a atual projeção, o Brasil deverá produzir 123 milhões de toneladas, 5,1% superior a safra 2018/2019, enquanto os EUA deverão atingir a marca de 100,2 milhões de toneladas, 19% menor em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com a USDA, foi registrada uma redução de 5,8% na oferta mundial da oleaginosa na comparação com a safra anterior. O volume estimado ficou em 341,8 milhões de toneladas.

 Na safra atual, 36,9 milhões de hectares serão cultivados, sendo 31,3 milhões de hectares (85%) na região centro-sul do país. O Rio Grande do Sul será o segundo estado com maior área cultivada, com 6 milhões de hectares plantados, perdendo apenas para o Mato Grosso (9,8 milhões de hectares).

 

De acordo com estimativas, 20,9 milhões de toneladas estão sendo cultivadas apenas no Rio Grande do Sul.

 

As exportações mundiais de soja foram reduzidas em 1,4% na passagem do mês, puxadas principalmente por uma queda de 5,3% nas exportações americanas, reflexo de uma desaceleração nas importações chinesas. Mesmo assim, o Brasil seguirá sendo o maior exportador mundial de soja, com um total de 76,5 milhões de toneladas.

 

Fonte: Eduardo Oliveira

Foto: Eduardo Oliveira