NOTÍCIAS

Marcha das Margaridas é sucesso em Brasília

Desde as 7h da manhã desta quarta-feira, as ruas de brasília foram tomadas pelas margaridas. Pode parecer cedo mas, para elas, que vivem o dia a dia no campo, não é nada fora da rotina. Mais de 100 mil mulheres do campo, das florestas e das águas, caminharam desde o Pavilhão do Parque da Cidade até a Esplanada dos Ministérios, local onde as principais decisões da nação são tomadas.

Com o lema Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência, a marcha reuniu participantes de todo o Brasil.

Do Rio Grande do Sul, uma caravana de cerca de 500 pessoas viajou até a capital federal. Representando a FETAG-RS estiveram presentes o presidente Carlos Joel da Silva, a Coordenadora Estadual de Mulheres Lérida Pavanelo, as diretoras Elisete Hintz e Diana Hahn, e a assessora Paula Fortunato.

A Marcha das Margaridas é o maior evento de mulheres da América Latina e leva esse nome em homenagem a Margarida Maria Alves, grande liderança de defesa dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais, que foi assassinada em 1983.

A Coordenadora Estadual de mulheres da FETAG-RS, Lérida Pavanelo, agradeceu a presença das gaúchas. “Agradeço a presença de todas as mulheres que vieram de vários cantos do nosso estado. Também saliento o importante papel que os sindicatos tiveram para mobilizar participantes e proporcionar essa grande oportunidade. As mulheres foram vistas e ouvidas na Capital Federal.”

O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, afirmou que “as mulheres fizeram a diferença e honraram todos as trabalhadoras e trabalhadores rurais do Rio Grande do Sul. A diretoria da FETAG-RS, agora, assume o compromisso de trabalhar as pautas que foram trazidas até Brasília e que precisam ser negociadas com o governo”.