NOTÍCIAS

Entidades unidas contra os crimes rurais

Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG-RS), Federação Brasileira dos Criadores de Animais de Raça (FEBRAC) e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) estiveram reunidas na tarde desta segunda-feira (22) com o vice-governador do Estado, Delegado Ranolfo Vieira Jr., para debater propostas que visam estabelecer novas políticas de combate aos crimes rurais.

As três entidades demonstraram a preocupação constante com os crimes rurais que lesam os produtores em todo o Estado. De acordo com a proposta entregue para o vice-governador e para a chefe de polícia Nadine Anflor, há necessidade de interação entre as polícias civil, militar, governo do Estado e entidades representativas do setor para criação de departamento ou de força-tarefa dentro da Polícia Civil para investigação, prevenção e repressão a esse tipo de delito. É consenso de que a criação de novas delegacias especializadas em crimes rurais não é suficiente para a diminuição dos crimes contra pequenos produtores rurais, classe defendida pela FETAG-RS.

O vice-governador estabeleceu um prazo de até 15 dias para que as polícias civil e militar dialoguem entre si para estabelecer um projeto que deverá ser apresentado às entidades em até 20 dias, e o anúncio oficial realizado ainda na Expointer. De acordo com o Polícia Civil, três organizações criminosas são responsáveis por maior parte dos crimes rurais realizados no Estado. Todas elas e seus membros estão identificados e 110 prisões foram realizadas mas, em virtude da legislação fraca, todos são soltos logo após suas prisões.

Para o secretário-geral da FETAG-RS, Pedrinho Signori, que representou a federação na reunião, “não basta a Polícia fazer seu papel. O judiciário precisa manter os criminosos presos com penas duras e que sirvam de exemplo. O pequeno produtor não aguenta mais ser roubado a todo o momento. Produção, animais e bens materiais adquiridos com afinco, são levados e nada acontece com os responsáveis”.

Fonte: Eduardo Oliveira