NOTÍCIAS

FETAG-RS e SEAPDR alinham ações

Buscando sanar demandas latentes da agricultura familiar, a FETAG-RS esteve reunida hoje(02) em sua sede com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR. Com a presença do Secretário Covatti Filho e sua equipe, a diretoria da FETAG-RS e sua assessoria apresentaram os problemas enfrentados no dia a dia do agricultor familiar.

 

 
Entre os principais assuntos tratados na reunião de trabalho, destacou-se a necessidade na agilidade do repasse de 30% no valor das sacas de sementes para agricultores residentes em munícios que decretaram situação de emergência e o pagamento do Programa Forrageira. Como também, a cobrança voltou-se para que a Secretaria pressione as empresas sementeiras para que estas entreguem o mais rápido possível as sementes nos sindicatos para que os agricultores possam realizar o plantio.

 

 
Ainda, com o intuito de auxiliar o agricultor frente as burocracias impostas pelo sistema, a FETAG-RS solicitou um convênio ao Secretário Covatti para que os Sindicatos possam realizar a Guia de Transporte Animal – GTA Eletrônica, dentre outros serviços.

 

 
O fortalecimento das agroindústrias familiares também foi tema da reunião. A Federação solicitou  que o governo estadual tenha recursos disponíveis para auxiliar no fomento destes empreendimentos, bem como, a organização do Pavilhão da Agricultora Familiar na Expointer foi debatido.

 

 
A FETAG-RS também mencionou a necessidade de criação de um mecanismo para facilitar a emissão do Cadastro Florestal. Neste sentido, ainda cobrou que a Secretaria regulamente o projeto de lei que prevê descontos nas multas na área de sanidade agropecuária.

 

 
O pedido final, mas não menos importante, é que o Secretário Covatti busque apoio com a Emater para que seus técnicos assinem os projetos de Crédito Fundiário que ainda não estão liberados para contratação por falta de aval técnico. 

 

 
Para o Presidente da FETAG-RS – Carlos Joel da Silva a reunião de trabalho foi positiva pois possibilitou a aproximação da entidade com os departamentos da Secretaria. “Saímos com encaminhamentos de trabalho em conjunto. Isso fortalece a nossa base e a quem devemos o nosso trabalho, o agricultor familiar” reforça Joel.