NOTÍCIAS

Heitor Schuch recebe Medalha do Mérito Farroupilha

     Em solenidade na Assembleia Legislativa, na tarde de ontem (17), o deputado federal Heitor Schuch foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria concedida pelo parlamento gaúcho. A distinção foi proposta pelo deputado estadual Elton Weber. "Muito honrado em receber essa homenagem, que reforça a nossa responsabilidade e nosso empenho na defesa da agricultura familiar. Essa medalha eu dedico a todos os agricultores que tiram da terra seu sustento e produzem o alimento que vai à mesa de todas as pessoas. Um trabalho difícil, sob sol e chuva, que começa cedo do dia, quase nunca tem hora para acabar e nem sempre é remunerado como deveria", agradeceu Schuch, emocionado.
     Em seu pronunciamento, o deputado Elton Weber, proponente da distinção, recordou as lutas conjuntas em defesa da agricultura familiar e dos assalariados rurais, já que ambos foram presidentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG/RS). Destacou, entre as tantas conquistas, a criação do Pronaf, a aposentadoria rural, o crédito fundiário e o estabelecimento de políticas de preços para os produtos agrícolas.
     Weber salientou ainda a integridade, coerência e persistência como características de Schuch, liderança do movimento sindical nos últimos 30 anos. “Nestes tempos de descrédito e desilusão com a política, Heitor se sobressai e esta medalha está em muito boas mãos. Todos, tenho certeza, estão orgulhosos desta trajetória em nome de uma categoria importantíssima para este país: a agricultura familiar.”

     Trajetória

     Agricultor e natural de Santa Cruz, Heitor Schuch ingressou no movimento sindical há 30 anos. Em sua trajetória, em duas oportunidades distintas, foi secretário e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz entre 1987 a 1992.
     De 1992 a 1995 foi tesoureiro da FETAG-RS e, na sequência, assumiu a presidência da Federação, cargo que exerceu até 2002.
     Na Assembleia Legislativa, exerceu três mandados (2002 a 2014) e foi autor de leis importantes, como a que criou o Programa Primeiro Crédito para Juventude Rural e a Lei do Protetor Solar para os agricultores familiares. Em 2014, elegeu-se deputado federal para lutar pelas bandeiras da agricultura familiar.
     Desempenhou papel fundamental para evitar retrocessos para os rurais na Reforma da Previdência. Hoje preside a Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar na Câmara.
Em 2018, reelegeu-se com 109 mil votos, ficando entre os dez deputados federais mais votados no Rio Grande do Sul.

Informações: Lisiana Santos

Assessoria de Imprensa – 18/12/2018 – Luiz Boaz