NOTÍCIAS

Projeto Hora do Chá se consolida na Regional Três Passos

     A Regional Sindical Três Passos e as alunas de doutorado Aline Barasoul e Amabile Tolio Boessio, da Universidade Federal Santa Maria (UFSM), encerraram na última segunda-feira, dia 29, o roteiro de apresentação do Projeto Hora do Chá. Ele trabalha com a metodologia de estruturação do “Relógio do Corpo Humano” e tem como objetivo geral desenvolver todo o processo de articulação e construção de um Horto Medicinal Comunitário, em cada uma das treze cidades que compõem a regional. O último roteiro ocorreu no município de Braga.
     Como objetivos específicos destacam-se a articulação de parcerias para o desenvolvimento do trabalho em torno do Horto Medicinal; Resgatar e valorizar as plantas medicinais e a suas utilizações; Promover e orientar sobre o cultivo, proteção e propagação das espécies de plantas medicinais; Orientar sobre a utilização de plantas medicinais; Realizar formações/capacitações, tanto para a produção quanto para a utilização da produção a partir do horto; Elaborar material educativo para subsidiar o trabalho com plantas medicinais (produção e utilização).
     Após o processo de apresentação do projeto, a coordenação dará sequência aos próximos passos para atingir o êxito do objetivo geral e específico de cada município mobilizado, com a construção da estrutura e preparo do solo até o final de março de 2019, para posterior recebimento e plantio das mudas.
     Os municípios que integram a regional são Barra do Guarita, Derrubadas, Vista Gaúcha, Miraguaí, Redentora, Coronel Bicaco, Braga, Campo Novo, São Martinho, Bom Progresso, Crissiumal, Três Passos e Esperança do Sul. Em São Martinho, o Horto Medicinal está constituído desde outubro de 2017, quando houve a realização do IV Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, cujas participantes o deixaram como legado.

Assessoria de Imprensa – 31/10/2018 – Luiz Boaz