NOTÍCIAS

Projeto Nação Agro inicia no Estado

     O Centro de Convenções de Canguçu foi o palco da primeira caravana do Projeto Nação Agro no Estado, uma realização da FETAG, Canal Rural e Mahindra na manhã de hoje (9). Ele consiste na organização de caravanas técnicas e reportagens com histórias de sucesso da agricultura familiar, que serão veiculadas em todo Brasil pelo Canal Rural. Com o discurso voltado ao fortalecimento da agricultura familiar, no sentido de potencializar a produção de alimentos para que aconteça a sucessão rural, assim falaram na abertura o presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canguçu, Pedro Adão, e o secretário Tarcísio Minetto, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).  Amanhã, quarta-feira, será a vez de  Rio Pardo e na quinta em Caxias do Sul.
     Em seguida foi a vez do professor Paulo Dejalma Zimmer, com mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes, enfatizou a importância da produtividade, enquanto sinônimo de sustentabilidade. Para ele, a sucessão familiar precisa ser cultivada e planejada todos os dias. Depois foi a vez de Antônio da Luz, economista-chefe do Sistema Farsul, destacar a gestão das propriedades, sendo que o mundo que se apresenta requer planejamento e gestão financeira, fluxo de caixa como elemento fundamental para funcionamento do negócio. “A pior surpresa que existe é a obviedade”, observou.
     O Case de sucesso foi apresentado por Simeão Silva Barbosa, produtor de ovinos e integrante do Projeto Alto Camaquã. Ele disse que conseguiu, através da assistência técnica, aumentar a produtividade da propriedade, fazendo rotação de piquetes.
     O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, disse que a Federação tem orgulho em contar com a parceria da Mahindra e do Canal Rural para desenvolver o Nação Agro, um projeto que vai mostrar ao Brasil as potencialidades do setor. “É fundamental para a agricultura familiar ter empresas que acreditam na força do campo e da nossa gente”, enfatiza Joel.
Mais informações: Carlos Joel da Silva (51) 9 9314-5750

Assessoria de Imprensa – 09/10/2018 – Luiz Boaz