NOTÍCIAS

O 5 de Outubro de 2018 e os 30 anos Constituição Federal de 1988

     A FETAG está realizando, em conjunto com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, vários eventos alusivos ao Dia Estadual do Aposentado e da Aposentada Rural – 5 de Outubro. A diretora da Federação, Elisete Hintz, responsável pela Comissão Estadual de Aposentados Rurais, conta que a data marca inúmeros encontros, fato que se tornou tradicional. As regionais e os municípios se organizam para terem não apenas um dia de festejos, mas sim de reflexão junto aos aposentados e aposentadas.
     Dentro do movimento sindical, continua Elisete, se tem presente, e não se pode deixar passar em branco, o acesso ao benefício da aposentadoria, que neste ano completa 30 anos com a Constituição Federal de 1988. E que a reforma da Previdência Social, caso aconteça, termine com privilégios e não tire direitos conquistados pelos trabalhadores.
      Elisete participou do programa A Voz da FETAG, que enfocou o 5 de Outubro, o qual transcrevemos a seguir:

A VOZ DA FETAG – Bem-vinda ao nosso programa A Voz da FETAG!
Elisete Hintz – Uma saudação especial aos homens e mulheres do campo que, através de seu trabalho, colocam à mesa o pão para todos os trabalhadores, sejam rurais ou urbanos.

A VOZ DA FETAG – A exemplo de anos anteriores, a Federação, em conjunto com suas regionais e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, programou inúmeras atividades alusivas a 5 de Outubro?
Elisete – O 5 de Outubro neste ano de 2018 representa um marco, pois comemoramos os 30 anos da homologação da Constituição Federal de 1988. Essa luta, hoje podemos dizer que temos que comemorar, sim. E é com esse intuito que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) realiza no Rio Grande do Sul, ao longo deste mês, vários eventos.

A VOZ DA FETAG – Quais os temas que são debatidos nestes encontros de aposentados?
Elisete – Um assunto em especial, ou seja, que diz respeito ao direito que a duras penas na década de 80 foi conquistado, isto é, o reconhecimento do trabalhador e da trabalhadora rural com os direitos previdenciários para homens e mulheres do campo em igualdade aos trabalhadores urbanos. Diante deste contexto, a FETAG e seus Sindicatos dos Trabalhadores Rurais parabenizam todos os homens e mulheres que, mesmo após aposentados, ainda seguem trabalhando e levando o pão à mesa dos trabalhadores. Não é por acaso que na conquista deste direito, também entrou uma discussão na reforma da Previdência Social, que pretende desvincular o salário de benefício dos trabalhadores já aposentados da correção do salário mínimo. Essa luta não é só de quem não está aposentado ainda. Essa luta é para que a reforma previdenciária, que vem para tirar direito de trabalhador, ela não ocorra.

A VOZ DA FETAG – Qual é a luta do movimento sindical na reforma trabalhista?
Elisete – Antes de mais nada, é bom que fique claro que o MSTTR não é contrário à  reforma da Previdência Social. Somos a favor de que acabem os privilégios e não direitos. Me refiro a direitos esses que nós, segurados especiais, recebemos o benefício no valor de um salário mínimo, por um trabalho realizado desde a infância até as mulheres alcançarem os 55 anos de idade e os homens os 60 anos de idade. É nesta linha de discussão que o movimento sindical, neste mês de outubro, leva para sua base o debate da importância de termos um sindicato forte para que quando for chamado à luta, participe na representação de homens e de mulheres do campo que seguem produzindo e levando os alimentos à mesa de todos os consumidores.

A VOZ DA FETAG – E para encerrar, um chamamento à participação nestes eventos?
Elisete – Com isso, o MSTTR convida homens e mulheres para participar das atividades em comemoração ao Dia do Aposentado e da Aposentada Rural, conquista essa que faz com que o movimento sindical mantenha mais homens e mulheres produzindo alimentos na sua base, tendo em vista que tem o direito garantido. Portanto, vamos nos manter na luta. Essa luta é nossa, é de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Só assim não vamos perder direitos conquistados. Parabéns aos aposentados e aposentadas. Que esse 5 de Outubro seja um marco dessa conquista tão grandiosa para homens e mulheres do campo.

Assessoria de Imprensa – 04/10/2018 – Luiz Boaz