NOTÍCIAS

FETAG segue apresentação do Projeto de Recuperação de Biomas

     A FETAG deu sequência hoje (11) em seu auditório, em Porto Alegre, ao  roteiro para apresentação às Regionais Litoral, Camaquã, Vale do Caí e Sinos Serra do Projeto de Recuperação de Biomas. Ontem, a programação foi aberta com as Regionais Vale do Taquari e Serra do Alto Taquari, sendo que ela se estende até o dia 27, em Pinheiro Machado. Ao todo serão sete regiões do Estado com o envolvimento de todas as 23 Regionais Sindicais da Federação.
     Na abertura, Nestor Bonfanti, vice-presidente da FETAG, disse que a finalidade do roteiro é mostrar o projeto, que tem por objetivo a reposição de um milhão de mudas de árvores nativas, das quais 600.000 mudas através do manejo dos remanescentes de vegetação nativa a partir de boas práticas no Bioma Pampa. “Estamos lançando um trabalho pioneiro da Federação em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Corsan. É fundamental que todos os sindicatos e os agricultores possam aderir. Hoje em dia, quando se trata de questões ambientais, geralmente os agricultores são vistos como destruidores, quando, na verdade, são os maiores preservadores, pois da terra tiram o sustento para a família. Teremos a oportunidade de mostrar que além de preservar o meio ambiente ainda contribuiremos com o plantio de árvores e o manejo de campo. Enfim, um projeto alternativo que se encaixa perfeitamente com a política da FETAG e suas regionais”, justifica.
     O assessor de Política Agrícola Meio Ambiente da FETAG, Guilherme Velten Júnior, explica que após o roteiro está previsto um trabalho de capacitação para funcionários, enfocando a abordagem sobre o projeto, a forma de preencher os formulários e a operação do sistema, que será simplificado e compatível com o Cadastro Ambiental Rural – CAR. “O mais importante de tudo não é o plantio das mudas ou o manejo, mas sim o retorno que o agricultor terá ao aderir ao projeto, que consiste na preservação via manejo sustentável sem perder o rendimento financeiro. Além disso, receberá R$ 1,00 por muda plantada e com isso mostrará à sociedade que ele não é o vilão do meio ambiente, conforme percepção criada ao longo do tempo, que acaba por penalizá-lo”, observa.

DATA             LOCAL             REGIONAIS DA FETAG
18/09            Candelária        Quarta Colônia; Santa Maria; Vale do Rio Pardo e Centro Serra.
19/09            Santo Ângelo        Missões I; Missões II; Santa Rosa; Ijuí e Três Passos.
25/09            Veranópolis        Serra; Serra do Alto Taquari e  Campos de Cima da Serra.
26/09            Passo Fundo        Alto Jacuí; Médio Alto Uruguai; Passo Fundo e Alto Uruguai.
27/09            Pinheiro Machado    Sul e Fronteira.

Assessoria de Imprensa – 11/09/2018 – Luiz Boaz