NOTÍCIAS

Comissão Mista da Câmara e do Senado discrimina agricultura familiar

    “O governo federal e parte do Congresso Nacional demonstraram ontem (14), mais uma vez, como tratam com descaso e discriminação à agricultura familiar em comparação aos grandes empreendimentos rurais”. A declaração é do presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, ao constatar que o Relatório do senador Fernando Bezerra Coelho, da Comissão Mista da Câmara dos Deputados, não concedeu a reativação total nos descontos para renegociação de dívidas contraídas com o PRONAF.
    Ao contrário dos índices entre 40% a 80% para quitação de débitos contraídos até 2015, os percentuais caíram para 30% e 60%, contemplando somente os financiamentos até o ano de 2011. Para Joel, essa modificação em relação ao que fora “amarrado” na semana passada com os parlamentares, traz um prejuízo imenso aos agricultores familiares, tendo em vista que a maioria dos financiamentos foram contraídos em 2014 e, principalmente, 2015.
    Mesmo assim, o dirigente ressaltou a importância da CONTAG e das Federações (diretora Lérida Pivoto Pavanelo representou a FETAG-RS) estarem lá no Congresso Nacional negociando, caso contrário nem para contratos até 2011 haveria   descontos. “Agora nos resta trabalhar as emendas em plenário que, com certeza, o deputado Heitor Schuch e outros parlamentares, que defendem a agricultura familiar, já se comprometeram em fazer, inclusive elevando o percentual e buscando aumentar o prazo. E que fique bem claro para todos nós quais os parlamentares que estão ao nosso lado e os que são contra a agricultura familiar e que votam com o governo, os quais são sempre a favor dos grandes proprietários, que sempre levam vantagem”, completa Joel.

Assessoria de Imprensa – 15/08/2018 – Luiz Boaz