NOTÍCIAS

INSS Digital e o acordo com a CONTAG é tema de reunião

     O INSS Digital e as dificuldades que as Federações dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG`s) encontram para tratar deste tema nos estados com as Gerências Executivas sobre o acordo realizado entre a CONTAG e o INSS foi o tema da reunião ontem (5) em Brasília, que contou com a participação da diretora da FETAG-RS, Elisete Hintz, da diretora da CONTAG, Edjane Rodrigues Silva, e dos assessores Evandro José Morello e José Ramix de Melo Pontes Junior com o INSS, MDSA e Procuradoria do INSS.
Na opinião de Elisete, houve um avanço o acordo entre a CONTAG/INSS em relação à autenticação de documentação. E como encaminhamento, continua, é a possibilidade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais digitalizar os documentos, incluir no sistema e fazer um agendamento para que os documentos originais sejam levados pelos STR`s até a Agência da Previdência Social para a autenticação ser feita pelo servidor.
     Tal encaminhamento será formalizado com um memorando, o qual será editado pelo INSS/DIRAT/DIRBEN até a semana que vem. “Essas definições não atenderam em sua totalidade o pedido que a FETAG-RS e a CONTAG fizeram, porém com esta decisão abre-se uma possibilidade de não ter custos para o associado/segurado quando da busca de um benefício”, justificou.
     Em relação ao CNIS RURAL, Elisete conta que foi cobrada a liberação imediata do 2º Módulo. “A garantia que nos deram é de que até o fim do primeiro semestre ele será expandido para todo o Brasil”, revelou.
     A FETAG-RS na semana pós-Congresso vai retomar a reuniões com os STR`s e as Gerências Executivas da Previdência Social para a implantação do INSS Digital no RS, sem a necessidade de ter a autenticação de advogados e cartório no encaminhamento dos benefícios.

Assessoria de Imprensa – 06/06/2018 – Luiz Boaz