NOTÍCIAS

FETAG cobra políticas compensatórias frente ao Mercosul

     O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, esteve reunido hoje (31) com o ministro de Relações Exteriores, Aloísio Nunes, e com o coordenador do Mercosul, Paulo Mesquita, em audiência marcada pelo deputado Heitor Schuch. O motivo da reunião foi retomar a pauta das importações de leite em pó do Uruguai e os problemas do Mercosul também com arroz, trigo e vinho. Participaram o vice-presidente da CONTAG, Alberto Broch, e representantes do IRGA e da Federarroz. “Eles têm conhecimento dos problemas causados pelo Mercosul aos agricultores familiares, sabem do que está ocorrendo, mas até agora não tomaram nenhuma medida. Cobramos a garantia de salvaguardas para o Mercosul ou que sejam criadas políticas compensatórias para o setor agrícola que está sendo diretamente penalizado”, afirmou Joel.
     Ao mesmo tempo, o deputado Schuch disse que "infelizmente se confirmou o que já imaginávamos: o governo está absolutamente perdido no assunto. Apesar de manifestar a intenção de estabelecer cotas de importação, na prática não sabe como fazer. Foi o que ficou claro na audiência com o Itamaraty. É preciso decisão política para rever esse assunto dentro do Mercosul. Não é possível que a produção agrícola siga sendo prejudicada por acordos comerciais que beneficiam outros setores. O que o ministro sugeriu, e concordamos é que, se não tem como decidir a questão de imediato que, pelo menos, o governo adote outras medidas urgentes, como a compra de leite suficiente para enxugar o mercado interno", observou.
     O governo segue com a missão no Uruguai, que investiga a realização ou não de triangulação de leite (prática proibida), a busca de meios legais para a criação de cotas de importação ou mesmo barrar a aquisição de leite do Uruguai, bem como a adoção de medidas protecionistas ao produtor. “Seguimos com a porta aberta no Itamaraty em busca do amparo legal aos agricultores”, completou Joel.
Mais informações: Carlos Joel da Silva (51) 9 9314-5750

Assessoria de Imprensa – 31/10/2017 – Luiz Boaz (51) 9 9314-5699