NOTÍCIAS

Joel cita pontos cruciais na inauguração da Expointer

     O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, levou seis minutos em sua manifestação na inauguração oficial da 40ª Expointer, tempo suficiente para tocar em vários pontos cruciais que afligem a agricultura familiar. Sob os olhos atentos do primeiro escalão do governo federal, entre eles os ministros Eliseu Padilha, Osmar Terra e Blairo Maggi, ele foi firme em dizer que, embora o Brasil colheu novamente a maior safra de grãos, os produtores não conseguirão receber o mesmo valor da safra passada, pois os preços caíram e não houve uma reação no mercado da mesma forma.
     Joel citou as cobranças dos agricultores na ponta no que diz respeito a crédito fundiário e Funrural. “Quem pagou se deu mal, pois hoje o crédito fundiário está com 95%  de desconto para quem quitar a dívida. Já o Funrural foi dado um prazo de 20 anos para pagar. Nós não somos contra isso. Porém, perguntou, quando sentaremos  para criar algum incentivo àqueles que cumprem com suas obrigações”, questionou o dirigente.
     A falta de preço e de comprador para o trigo, igualmente, foi mencionada por Joel. Da mesma forma o leite, cuja cadeia leiteira está à beira da falência, já que muitos produtores estão deixando a atividade. Ele citou, ainda, o arroz, outra cultura que enfrenta problemas. “Essas três cadeias precisam ser analisadas com carinho para  que não se perca o que elas têm de melhor”, defendeu.
E para encerrar sua manifestação, Joel aproveitou a presença de senadores e deputados para enfatizar que parte do Congresso está distante da sociedade e existem tantas coisas para fazer no Brasil e se vê o Congresso Nacional discutir a criação de um fundo partidário. “Ora, se falta dinheiro  para tantas coisas, não é possível desviá-lo para esse fim”, observou.
     Joel fez um agradecimento especial aos secretários Ernani Polo, da Agricultura, e Tarcísio Minetto, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, cujas equipes estão fazendo um excelente trabalho junto as entidades. “Parabenizo a cada agricultor, agricultora e pecuarista familiar pelo seu trabalho”, completou.

Assessoria de Imprensa – 26/08/2017 – Luiz Fernando Boaz (51) 9 9314-5699