NOTÍCIAS

FETAG encerra capacitações em UMCs de 2017

     Depois de Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, a FETAG encerrou na última sexta-feira, dia 11, com a turma de Ijuí, os três Programas de Capacitação em 2017 para Funcionários dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais atuarem nas Unidades Municipais de Cadastro (UMC`s-Incra). Desde 2003, a FETAG tem um convênio com o Incra e, a partir do ano seguinte, a entidade passou a contar com UMC`s. Hoje, o programa já atingiu um total de 170 municípios, onde os sindicatos podem emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR. Só neste ano receberam  treinamento 60 pessoas. O grande grupo de colaboradores tem como objetivo fortalecer os sindicatos, as regionais sindicais e, com isso, o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais – MSTTR.
     A tesoureira-geral da FETAG, Elisete Hintz, diretora responsável pela área, conta que é importante ressaltar a função que as UMC`s exercem no sentido de deixar em dia as propriedades rurais. “Elas desenvolvem um papel fundamental quanto à inscrição, alteração, atualização e, principalmente, a regularização dos imóveis rurais. Portanto, mais um serviço oferecido pelos sindicatos aos agricultores. Os funcionários ainda são treinados para realizar o devido enquadramento dos agricultores familiares”, observa.
     Elisete diz que houve uma avaliação muito positiva, sobre a descentralização da programação, com os participantes dos cursos deste ano. Para 2018, ela adianta que já existe demanda para a construção de duas novas turmas no Interior e uma na sede em Porto Alegre. “As solicitações crescem à medida que novos sindicatos sentem a necessidade de receberem a certificação, já que é mais um serviço que podem oferecer ao agricultor, em especial ao quadro social”, completa.
    Já Rodrigo Prestes, assessor jurídico da FETAG e um dos instrutores do curso, destaca que a capacitação aos funcionários surgiu, também, com a necessidade de organizar e unificar as informações cadastrais dos proprietários, especialmente os pequenos agricultores, de forma a viabilizar o enquadramento sindical e a regularização fundiária. “Centenas de técnicos já foram capacitados a operarem nas  UMC`s, onde desenvolvem um trabalho eficiente e com responsabilidade”, garante Prestes. O curso tem, ainda, a participação de Sirlei Back, consultora do MDA.

Assessoria de Imprensa – 14/08/2017 – Luiz Boaz (51) 9 9314-5699