NOTÍCIAS

29° Encontro Nacional dos Produtores de Alho reúne delegações de cinco estados e DF

     As Associações Nacional e Gaúcha dos Produtores de Alho (Anapa/Agapa) realizam nesta sexta-feira, dia 11, o 29º Encontro Nacional dos Produtores de Alho e o 1º Talk Show, a partir das 13h30min, no Distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin, também presidente da Agapa e vice da Anapa, conta que o objetivo principal do encontro é o intercâmbio, a troca de experiências, informações técnicas e mercadológicas na busca de conhecimento. Como novidade nesta edição haverá o Talk Show, momento em que os técnicos interagirão com o público, com perguntas e respostas, em vez de palestras que se tornam, muitas vezes, cansativas.
     Schiavenin calcula uma participação de 500 produtores, inclusive com delegações de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. O dirigente destaca o trabalho que a ANAPA está fazendo no sentido de garantir medidas de proteção na Lista de Exceções da Tarifa Externa Comum (LETEC) e antidumping contra o alho que entra no País, obedecendo regras e normas de comercialização brasileiras.
     Aproveitando a realização deste encontro, uma comitiva com integrantes da cadeia produtiva do alho irá a Brasília nos próximos dias para solicitar a manutenção da taxa antidumping sobre as importações da China. Desde o mês de fevereiro, o produto de procedência chinesa que ingressa no Brasil paga US$ 7,8 por caixa com 10kg. O grupo também solicitará a manutenção do produto na lista de exceções, o que significa a Tarifa Externa Comum (TEC) de 35%. Schiavenin disse que ambas as medidas são muito importantes para os produtores, que há tempos vêm diminuindo a produção nacional em virtude da concorrência desleal da importação do bulbo da China.

Mais informações: Olir Schiavenin (54) 99974-4563

Assessoria de Imprensa – 08/11/2016 – Luiz Boaz (51) 99314-5699