NOTÍCIAS

Seminário de Comercialização lota auditório da FETAG

     A FETAG iniciou na manhã de hoje (28) o Seminário de Comercialização para Agroindústrias em sua sede em Porto Alegre. Representantes de agroindústrias,  artesanatos, plantas e flores atenderam ao chamado da Federação e vieram em massa, lotando o auditório. Há menos de 30 dias da Expointer, eles querem aprimorar, ainda mais, seus conhecimentos nas mais diversas áreas que envolvem a atividade e, com isso, agregar valor à produção. Pedrinho Signori, secretário-geral da FETAG e responsável pelas agroindústrias, disse que a intenção da FETAG é qualificar os expositores para as feiras, o que vai representar, a curto e médio prazos, sinônimo de alta performance e padronização aos produtos vendidos pela agricultura familiar.
     O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, lembrou que, há pouco tempo, a agricultura familiar era de subsistência e hoje concorre de igual para igual com a patronal. “As duas, na verdade, fazem a grandeza do Estado e do País como um todo, uma vez que a agricultura e a pecuária são o sustentáculo da economia, em especial neste momento de crise”, observou.
     O dirigente disse que é fundamental trocar experiências e ouvir especialistas da Emater, do Senar, do Sebrae e os próprios técnicos da FETAG, que estão neste evento para colaborar. “Todos podem ajudar a melhorar a nossa atividade e dentro deste contexto os produtos. Aprender cada vez mais, pois melhorar é uma questão de sobrevivência em um mercado sempre exigente”, justificou.
     O diretor técnico do Senar, João Augusto Araújo Telles, enfatizou a parceria com a FETAG para levar capacitação aos agricultores familiares em todas as áreas e com isso ofertar produtos de qualidade à população. “Nossos produtos são bons, mas podemos melhorar ainda mais”, garantiu. A diretora da FETAG, Lérida Pivoto Pavanelo, proprietária de agroindústria em Santiago, defendeu como coordenadora de Mulheres da Federação, que a agricultura familiar precisa de todos – homens, jovens e idosos -, mas a mulher faz a diferença na propriedade. “Esses dois dias aqui precisam ser de reflexão para nossa atividade”, ponderou.
     O presidente da Emater, Clair Kuhn, reconheceu o esforço que a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) vem fazendo, através de apoio em várias ações, para que se prossiga o trabalho em favor dos produtores. Para ele, a reforma agrária mais importante é a realizada dentro da família com a sucessão rural. Ao contrário de partilhar e dividir a terra, é importante que os familiares se juntem e criem uma agroindústria, por exemplo. Onde tem agricultor familiar, a Emater quer participar. Com a FETAG, a SDR e o governo federal queremos muito que o negócio dos empreendimentos familiares tenham sucesso”, afirmou.
     Ao mesmo tempo, o secretário Tarcísio Minetto, endossou as parcerias e considera o debate fundamental para avançar na caminhada. “Sempre existe uma forma de melhorar e vamos vencer juntos. Na medida do possível, a SDR vai apoiar financeiramente as feiras para que os agricultores familiares estejam lá comercializando seus produtos, pois o contato direto com o público é importante, bem como a possibilidade de alavancar novos mercados. Que possamos continuar semeando as boas sementes para colhermos uma boa safra”, projetou Minetto.
    O recém-empossado delegado no RS da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, veterinário Márcio Madalena, ex-fiscal do CISPOA, adiantou que terão no governo federal mais do que um parceiro, pois considera inadmissível que os produtos de agroindústrias encontrem barreiras. “Eu não sento à mesa à toa. O meu compromisso é a minha palavra e assumo”, garantiu.   

     PROGRAMAÇÃO
     A primeira palestra foi sobre Enquadramento Previdenciário, com Elaine Dillenburg, assessora jurídica da FETAG. Logo em seguida, o tema é Qualidade da Água, com Bruna Bresolin Roldan e Márcio Dalben, da Emater. Às 12h o assunto é Avanços e Desafios para Agroindústrias Familiares, com Dionatan Tavares, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
     Após o almoço, às 14h, a programação será retomada por consultores do Sebrae com a palestra Como Abordar Clientes em Feiras e Exposições a cargo de Cláudia Caldas Silber. Depois, Márcia Ruffoni Steyer falará sobre Apresentação de Produtos. A última abordagem do dia ficará a cargo de Patrícia Flor de Vargas, que enfocará Mercado Global e as Oportunidades para sua Empresa.
     No dia 29, o assessor de Política Agrícola da FETAG, Márcio Langer, abre os trabalhos com o tema Entendendo o Movimento Sindical e sua Conjuntura, seguido do painel Relação do Sindicato com o Empreendimento e a Relação do Empreendimento com seu Sindicato. A partir das 10h45min o secretário-geral da FETAG, Pedrinho Signori, e o assessor de Política Agrícola Jocimar Rabaioli conduzirão depoimentos de representantes das agroindústrias sobre Produtos de Origem Animal, bem como a participação em feiras. À tarde a pauta recai na 38ª Expointer e finaliza com a entrega de certificados.

Mais informações: Carlos Joel da Silva  (51) 9324-2082 / Pedrinho Signori (51) 9325-8410

Assessoria de Imprensa – 28/07/2016 – Luiz Boaz (51) 9314-5699