NOTÍCIAS

Eu sou do Sul, é só olhar pra ver que eu sou do Sul…

     A delegação do Rio Grande do Sul, com 44 integrantes, está fazendo bonito na 2a Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade, em Luziânia, Goiás. Em todos os espaços, oficinas ou diálogos temáticos, a gauchada se faz presente, enfeitando o pescoço com lenço branco estampando a bandeira do Estado e o símbolo da Federação. A diretoria esteve em peso, participando da programação da Plenária. Conforme a tesoureira-geral da Fetag-RS e diretora responsável pela Terceira Idade, Elisete Hintz, vale ressaltar o compromisso dos gaúchos e gaúchas em todos os grupos de trabalho, sejam oficinas ou diálogos temáticos. Ela participou da discussão Sucessão Rural e Relações Intergeracionais e elogiou unir jovens e idosos, enriquecendo o debate e desmistificando a ideia de que a juventude não quer ficar no campo. Isso só é verdade, continua, se não houver aposta no trabalho dos mais novos e, claro, remuneração pelo trabalho.

     Sobre Previdência Social, houve conversa e, segundo Elisete, a maior preocupação dos trabalhadores e trabalhadoras é a redução do benefício da aposentadoria, caso haja desvinculação do salário mínimo. E que os rumores de que há perigo de perder direitos assegurados e conquistados vai levar mobilizar a categoria a lutar pela sua garantia. Se necessário, diz Elisete, a Fetag vai até a Superintendência Regional do INSS, em Santa Catarina.

     NOITE CULTURAL

     Um desfile de casais da Terceira Idade animou a Noite Cultural ontem (14). Madalena Marks Machado e Vanderli Lopes representaram nosso Estado, levando chimarrão e dançando para a alegria da delegação gaúcha que assistia tudo atentamente. Antes, parte do grupo do RS reuniu-se e, de longe, ouvia-se a música Querência Amada, cantada à capela. De tirar o fôlego.

 15/06/2016 – De Luziânia, Goiás, Izabel Rachelle MtB 6208