NOTÍCIAS

Fetag não aceita extinção do MDA

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, entregou hoje (2) ao ministro Patrus Ananias, um documento em apoio à continuidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) durante a inauguração da 17ª Feira da Agricultura Familiar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Existem fortes boatos de que, com a reforma ministerial, o MDA seja extinto, ficando com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a responsabilidade pelas políticas públicas da agricultura familiar.
Joel foi veemente em afirmar que a Fetag não aceitará o fim do ministério, que foi criado em 1999 com a missão de promover a política de desenvolvimento do Brasil rural, a democratização do acesso à terra, a gestão territorial da estrutura fundiária, a inclusão produtiva, a ampliação de renda da agricultura familiar e a paz no campo, contribuindo com a soberania alimentar, o desenvolvimento econômico, social e ambiental do País. “Justamente nestes últimos 15 anos que a agricultura familiar conquistou um maior reconhecimento e obteve os significativos avanços de políticas públicas”, reforçou.
O presidente da Contag, Alberto Broch, que também participou da solenidade no Pavilhão da Agricultura Familiar, e afirmou que tem certeza de que o MDA não será extinto. “Em cada momento da história há uma ameaça. Em cada eleição presidencial também. O MDA é extremamente importante para o desenvolvimento rural dobrasile para fortalecer a agricultura familiar e lidar com as questões da terra no Brasil. A Contag defende o seu fortalecimento, inclusive que o governo aproveite a reforma ministerial para fortalecer o MDA”, completou.

Assessoria de Imprensa – 02/09/2015