NOTÍCIAS

Schuch critica não-prorrogação do CAR

     Contrariando as expectativas, o governo não anunciou a prorrogação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na divulgação do Plano Safra para a Agricultura Familiar, ontem (3). O que mereceu críticas do presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch. “Os agricultores estão apreensivos, o prazo vence amanhã (5) e um grande número não conseguiu fazer o registro no Rio Grande do Sul”, afirma.
     Para o parlamentar, o Plano também não contemplou outros pontos importantes como a garantia de recursos para a regularização do seguro agrícola, cuja demanda é estimada em R$ 450 milhões, e o crédito fundiário, que está parado, aguardando a regulamentação do Decreto 8.500, com as novas normas anunciadas pelo governo ainda em agosto do ano passado, que definem novos juros, rebate no pagamento e enquadramento, e permitiria que pelo menos que 5 mil produtores pudessem comprar terra. A questão da Anater também segue pendente, na avaliação de Schuch. “Não adianta divulgar metas de atender 10 mil famílias e capacitar 2 mil técnicos sem garantir o orçamento para isso”.
     De positivo, o deputado cita a garantia dos R$ 500 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), uma reivindicação do Grito da Terra Brasil. "O desafio, porém, vai ser tirar essas medidas do papel", completou.

Assessoria de Imprensa – 04/05/2016